Os SUVs e crossovers parecem imunes à crise enfrentada pelo país: o segmento dos utilitários esportivos foi o único a crescer em relação ao ano passado entre as categorias de automóveis, de acordo com a Fenabrave. Durante o primeiro semestre deste ano, foram 144.056 emplacamentos contra 133.664 do mesmo período em 2015.
LEIA MAIS:
>> Mercado: Toro passa Saveiro e Corolla vende mais que nove rivais juntos
Isso se deve, além do fator da “moda” dos modelos mais altinhos e, supostamente, mais robustos e valentes, ao número de representantes cada vez maior. Em 2015, ao menos três importantes novidades chegaram ao mercado: Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008, além da reestilização de Hyundai ix35, Renault Duster, Citroën Aircross e Land Rover Evoque. Para 2016, além dos já lançados Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e JAC T5, são certos ainda o Nissan Kicks e o Kia Sportage, já em pré-venda, a reestilização do Ford EcoSport, os novos Jeep Compass, Hyundai Tucson, Chevrolet Tracker, Honda WR-V, Hyundai ix25 e o subcompacto com pegada aventureira Renault Kwid.
Terminado o mês de junho, o HR-V lidera o ranking semestral: nos seis primeiros meses de 2016, o Honda emplacou 30.882 unidades. Renegade, EcoSport e Duster vêm, respectivamente, em seguida, com 25.698, 12.518 e 12.079. Aqui, chama a atenção a diferença que HR-V e Renegade imprimiram frente à concorrência: se no acumulado de 2015 Duster e Ecosport ficaram bem próximos dos líderes, no primeiro semestre de 2016 tanto o Honda como o Jeep venderam mais que o dobro do Ford e do Renault.
Entre os premium, o Land Rover Discovery é o líder. Em 13º colocado no ranking geral e com 2.147 exemplares, ele foi o mais vendido entre os modelos pertencentes à marcas de luxo, seguido de Audi Q3 (1.784) e Mercedes-Benz GLA (1.610).
Entre os destaques negativos estão os Chevrolet Captiva (27°) e Trailblazer (30°), este último recentemente atualizado no Brasil, e o Fiat Freemont (39°), que deve ser substituido em breve pela versão SW da Toro. O Hyundai ix35 sofreu uma queda considerável em relação a 2015, quando fechou o ano na 5ª colocação. No primeiro semestre de 2016, ele caiu para a 9ª posição, atrás até mesmo do velho Tucson (5°), que continua vendendo bem graças à relação custo-benefício.
Posição | Modelo | Unidades |
---|---|---|
1º | Honda HR-V | 30.882 |
2º | Jeep Renegade | 25.698 |
3º | Ford EcoSport | 12.518 |
4º | Renault Duster | 12.079 |
5º | Hyundai Tucson | 6.781 |
6º | Chevrolet Tracker | 5.526 |
7º | Peugeot 2008 | 5.086 |
8º | Toyota SW4 | 5.081 |
9º | Hyundai ix35 | 4.859 |
10º | Citroën Aircross | 3.305 |
11º | Mitsubishi Outlander | 2.685 |
12º | Mitsubishi ASX | 2.366 |
13º | Land Rover Discovery | 2.147 |
14º | Kia Sportage | 1.893 |
15º | Audi Q3 | 1.784 |
16º | Mercedes-Benz GLA | 1.610 |
17º | Mitsubishi Pajero | 1.387 |
18º | BMW X1 | 1.353 |
19º | Honda CR-V | 1.182 |
20º | Lifan X60 | 1.105 |
21º | Land Rover Range Rover Evoque | 1.050 |
22º | Volvo XC60 | 1.029 |
23º | Toyota RAV4 | 820 |
24º | Suzuki Jimny | 787 |
25º | Troller T4 | 766 |
26º | Volkswagen Tiguan | 704 |
27º | Chevrolet Captiva | 686 |
28º | Hyundai SantaFe | 677 |
29º | Dodge Journey | 564 |
30º | Chevrolet Trailblazer | 496 |
31º | Jeep Cherokee | 490 |
32º | JAC T5 | 457 |
33º | Suzuki Grand Vitara | 410 |
34º | Land Rover Range Rover | 400 |
35º | Mercedes-Benz GLC | 352 |
36º | Mercedes-Benz GLE | 348 |
37º | Subaru Forester | 347 |
38º | BMW X4 | 308 |
39º | Fiat Freemont | 291 |
40º | Kia Sorento | 278 |