Os tesouros automotivos da família de Saddam Hussein
Quando os americanos invadiram o Iraque, descobriram sem querer riquezas sobre rodas dignas de filmes de James Bond
Filho mais velho do falecido líder iraquiano Saddam Hussein, Uday Saddam Hussein al-Tikriti tinha reputação de torturador, assassino e psicopata. Certa vez, ele matou um manobrista do governo egípcio com uma faca elétrica. Razão: o funcionário tinha apresentado a seu pai uma mulher mais jovem para ser a segunda esposa de Saddam, no lugar de sua mãe.
Uday também era conhecido por torturar atletas olímpicos e futebolistas iraquianos que não alcançavam o resultado esperado. Ele foi morto em 2003, aos 39 anos, durante a invasão americana ao Iraque. Antes disso, acumulou uma coleção de cerca de 1.000 carros de todo o mundo, a maioria esportivos ou modelos de luxo. A grande maioria foi destruida durante os bombardeiros. Alguns foram saqueados por iraquianos, enquanto outros acabaram divertindo os soldados – um deles, o Lamborghini LM-002, teria sido usado para experimentos com carros bomba.
Acredita-se que ainda há muitos outros carros da coleção de Uday escondidos em bunkers subterrâneos e instalações ocultas. A seguir, confira alguns que já foram descobertos.