Pelo menos três empresas estariam interessadas em comprar a Troller
Um grupo de trabalho foi formado para tentar mitigar os impactos da saída da Ford no estado
Por Gabriel Monteiro
22 jan 2021, 20h00
Nesta sexta-feira (9) foi anunciado pelo governo do Ceará um investimento de R$ 400 milhões para a construção de uma fábrica multimarcas de veículos de novas tecnologias, ou seja, híbridos e elétricos. O projeto é encabeçado pela Comexport, empresa brasileira de comércio exterior, e pretende iniciar a produção com um volume anual de 40.000 unidades.
O terreno já é um velho conhecido do setor e abrigava as linhas de produção da Troller. Localizado em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, o terreno ocupa uma área de 127 mil m² e pertencia a Ford, última detentora da marca de utilitários off-road. Desde 2021 a planta estava inoperante e, em março, foi desapropriada pelo governo cearense.
No evento, que também contou com a presença do Ministro MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o governador do Ceará, Elmano Freitas, não foi dito quais empresas produzirão seus carros no local, apenas que a operação começará com seis modelos de três marcas distintas.
“É um projeto estruturante, porque há compromisso de investimento em tecnologia aqui no Ceará. Para o próximo ano, temos previsão concreta da produção dos primeiros veículos. Serão seis modelos movidos a nova energia, para três marcas consagradas da indústria automotiva mundial”, afirmou o presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira.
Segundo Elmano Freitas, o projeto vai além da montagem dos veículos eletrificados — como no regime CKD, onde as peças chegam via importação. O governador afirmou o “desafia” de também trazer a produção nacional dos principais componentes destes modelos.
“É evidente que tem gente que não queria a desapropriação da fábrica da Ford, mas eu não podia deixar de tomar essa decisão para trazer investimento ao Estado. O Ceará terá, enfim, o polo automobilístico que sonhou por gerações e gerações”, disse Elmano Freitas.
Tanto é que Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), afirmou que em breve anunciará uma parceria entre a siderúrgica ArcelorMittal com o setor automobilístico, reforçando o compromisso do estado cearense com projetos que envolvem energias renováveis.
Quanto às montadoras que se instalarão na fábrica, pouco se sabe. O presidente da Comexport apenas disse que tratam-se de três de suas parceiras. Entre as montadoras que trabalham atualmente com a importadora estão Volvo, Mercedes-Benz e Toyota, das quais apenas a última possui produção nacional.
A chinesa Neta, que nessa semana mostrou seus três primeiros modelos que serão vendidos no Brasil, pode ser das interessadas. Durante a apresentação dos modelos Aya, X e GT, os executivos da montadora confirmaram que querem iniciar a produção no Brasil, podendo construir uma fábrica do zero ou utilizar alguma já existente.
(Divulgação/Ford)
Produção da Troller no Ceará para no fim de 2021 (Divulgação/Ford)
O repentino fechamento das fábricas da Ford no Brasil ainda exige grande esforço de governantes para mitigar seus impactos. Enquanto o Governo da Bahia busca compradores para a fábrica de Camaçari, no Ceará entidades correm contra o tempo para que a fábrica da Troller em Horizonte não encerre suas operações no fim do ano.
A iniciativa é formada pelo Governo do estado do Ceará, Federação de Indústrias do Ceará (Fiec), Ministério da Economia e representantes dos estados de São Paulo e Bahia.
Continua após a publicidade
Os primeiros resultados já começaram a aparecer. Após uma série de reuniões, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet) divulgou que há pelo menos três investidores interessados em adquirir a fábrica da Troller
Não foram divulgadas, no entanto, quais seriam essas empresas, suas nacionalidades e nem se estariam interessadas em continuar a fabricação dos veículos da marca nacional ou implementar uma nova linha de montagem.
Modelo Troller T4 produzido na fábrica de Horizonte, CE (Marcos Camargo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Atualmente, a instalação fabrica apenas o modelo T4 e sua versão de câmbio automático, TX4. Prevista para encerrar suas atividades no quarto semestre deste ano, põe em risco cerca de 470 empregos diretos.
No entanto, esse tempo até o encerramento das atividades dá um fôlego aos trabalhadores e ao próprio estado para buscar alternativas viáveis para a economia da região. E também para o carro que, apesar de vender pouco (1.301 carros em 2020), tem público cativo.
O mesmo não pode ser dito de São Paulo e Bahia que, mesmo com uma série de interessados nas instalações da Ford, correm contra o tempo para enfrentar a paralização imediata das produção – que agora se dá apenas para fazer estoque de peças de reposição.
teste Mitsubishi Triton 2025 abandona nome L200 e está MAIS POTENTE QUE HILUX com 2.4 biturbo
teste No Japão, usava os nomes Forte e Strada, enquanto o resto do mundo conhecia essa picape como Mitsubishi L200. Foi com essa identidade que ela chegou ao Brasil, em 1992. O que ninguém poderia imaginar é que o nome Triton, que surgiu para identificar a quarta geração, em 2006, se tornaria mais forte. Prazer, esta é a nova Mitsubishi Triton.
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.