Mesmo com os problemas gerados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, a fabricante russa Lada pretende lançar seu primeiro veículo elétrico. Porém, assim como o resto de sua produção, ele será baseado em um modelo antigo e, de certa forma, conhecido dos brasileiros.
O Lada e-Largus é um furgão elétrico baseado no Dacia Largus, que por sua vez é um Renault Logan de primeira geração, que por lá também era vendido pela Lada.
O sedã foi lançado no começo dos anos 2000 e já está na sua terceira geração. Porém, no mercado russo a primeira geração se mantém viva até hoje. Tanto é que sua carroceria perua – também chamada de Logan MCV – ganhou uma reestilização em 2021 e é nesse visual que o e-Largus se baseia. As principais diferenças são a grade frontal fechada e os detalhes em azul para reafirmar a identidade elétrica do modelo.
O EV será fiel a ponto de manter plataforma B0 da Renault inalterada. O mais curioso é que, assim como Logan, ela data o ano de 2005. O trabalho da AvtoVAZ, montadora russa que fabricava os veículos da Dacia e atual dona da Lada desde sua separação da Renault, está em adaptar a arquitetura para um trem de força elétrico.
O motor e a bateria não tiveram seus números especificados. Foi informado apenas que o e-Largus terá suas baterias montadas sob o assoalho, podendo receber recarga rápida. Ele também estará disponível em versões de cinco e sete lugares, além da versão furgão.
O primeiro protótipo de produção está planejado para 2023, onde possivelmente o modelo terá suas informações técnicas divulgadas. Até lá, a AvtoVAZ pretende expandir o número de carregadores para EVs na Rússia, que atualmente conta com apenas dez estações.