Assim como na Europa, a apresentação do novo Peugeot 2008 no Brasil começou pela sua versão elétrica. O novo Peugeot E-2008 inaugura a nova identidade visual da marca, fica mais equipado e potente e ganha bateria com maior capacidade, que terá maior autonomia. Só os preços que ainda não foram revelados, mas devem ficar abaixo de R$ 250.000.
Isso porque o Peugeot E-2008, na Europa, sempre tem valores próximos aos praticados no Renault Megane E-Tech e no Volvo EX30. No Brasil, os dois últimos são vendidos em faixas que vão de R$ 200.000 a R$ 290.000. Pelas características do novo Peugeot e pela economia de escala da Stellantis, uma aposta razoável é que o SUV esteja próximo ao limite inferior desse intervalo.
Como é o novo Peugeot E-2008?
O ponto de destaque na renovação é o design. A dianteira do novo E-2008 é completamente nova, com faróis full led e grade com detalhes que seguem a cor da carroceria. As luzes diurnas, no para-choque, deixam de simular o “dente de sabre” com barra única e passam a representar as garras de um leão, com três filetes.
Na traseira as mudanças são mais discretas e se concentram nas lanternas, agora com iluminação horizontal. De lado, as rodas de 18 são novas e escurecidas. Por fim, a paleta de cores sofre alterações e passa a ter seis opções: os já conhecidos preto Pérola Negra Noir, cinza Artense e azul Vertigo, além do novos cinza Selenium, vermelho Elixir e branco Okenite.
O interior mantém o arranjo de antes, com o centro do painel voltado ao motorista. O quadro de instrumentos 3D também se mantém e tem 10 polegadas, mas recebe novo layout, assim como a central multimídia, de 10,3 polegadas, que agora tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O carregador de celular por indução agora está três vezes mais potente, segundo a marca.
Nos equipamentos, conte ainda com câmera 360º, teto solar panorâmico, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros com aquecimento, seis airbags e pacote ADAS, com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de permanência em faixa, leitura de placas de velocidade, entre outros.
O E-2008 segue com um motor elétrico dianteiro, cuja potência está maior: passa de 136 para 158 cv. Segundo a Peugeot, ele vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, limitado a 150 km/h. A tração é dianteira e o torque deve girar em torno de 26,5 kgfm. A bateria também aumentou, de 45 para 54 kWh, e promete autonomia de 261 km no ciclo PBEV ou 406 km no ciclo WLTP.
Equipado com carregador portátil doméstico, o SUV elétrico pode ser recarregado a até 3,2 kW em tomada convencional, 11 kW em AC e 100 kW em DC. Nesse último caso, leva-se 26 minutos para levar a carga de 10 a 80%.