Piloto de aluguel
Empresas de locação de esportivos realizam o sonho de quem quer acelerar um carrão
Nem sempre é possível pagar centenas de milhares de reais para ter o esportivo dos sonhos. O investimento inicial para possuir um dos mais acessíveis, o Chevrolet Camaro, é de mais de 200 000 reais, sem incluir gastos posteriores, como combustível, seguro e IPVA. No caso de mitos como Porsche e Ferrari, a conta pode ultrapassar a casa dos milhões de reais. Para satisfazer o desejo de quem sempre sonhou estar ao volante de um superesportivo, mas não tem condições, foram criadas empresas de aluguel de carrões. Há opções para vários bolsos, e os pacotes mais baratos saem por 250 reais.
A Just Drive oferece quatro opções de esportivos. Para dar uma volta nas máquinas, vale viajar até Itu (SP) e conhecer o galpão todo decorado com objetos relacionados ao mundo automotivo. Os pacotes são vendidos no site da empresa: por 250 reais, é possível andar 10 km com um Porsche 911 Carrera, um Dodge Charger R/T ou um Ford Mustang V6. Porém o modelo mais procurado é uma Ferrari 360 Modena, ano 2000. Dar uma volta de 10 km com ela sai por 450 reais. Segundo André Pucciarelli, sócio da empresa, apesar de oferecer o passeio curto (10 km), a maioria dos clientes prefere andar mais com os carros. “O trajeto mais procurado é o de 30 km com cada um dos quatro modelos. Ele é o favorito, pois o motorista pode entender as diferenças entre cada carro”, afirma. Nesse caso, o cliente deve desembolsar 1 500 reais, em um passeio que dura aproximadamente 4 horas.
O ponto de partida é um kartódromo. O percurso é predeterminado e, antes de sair acelerando, é preciso respeitar algumas regras. Todos os veículos fazem o percurso juntos. A Ferrari puxa a fila, e o piloto vai acompanhado de um instrutor. Com o Charger, que fecha o grupo, a situação se repete, e o instrutor vai no banco do passageiro.
Um dos clientes mais antigos da empresa, o empresário Gustavo De Santo, já andou em todos os modelos da Just Drive. “Logo que eles começaram, fiz o pacote completo. Ainda não havia a Ferrari”, conta. Assim que o esportivo italiano foi incorporado à frota, De Santo não hesitou e foi o primeiro a acelerar a 360 Modena. “Realizei um sonho. Mesmo depois de ter descido do carro, minhas pernas ainda estavam trêmulas”, diz.
Outra empresa do ramo, a T2A Clube, realiza passeios pela Rodovia dos Imigrantes. Fundada há dois anos, oferece quatro modelos: Chevrolet Corvette C6, Mustang V6, Camaro e Mercedes SLK 200. Com menos de 300 reais é possível rodar 10 km com SLK, Mustang ou Camaro. Outra opção é fazer trajetos maiores, mesclando outros modelos, mas sempre rodando 10 km com cada carro. Dirigir os quatro esportivos sai por 1 000 reais. Os passeios também são acompanhados de um instrutor. Se quiser levar acompanhantes ou dividir a pilotagem com outra pessoa, basta pagar um pouco a mais.
Mesmo sem ser o veículo mais potente da frota, o Camaro é o mais disputado pelos clientes. O cupê amarelo com listras pretas, que simula o personagem Bumblebee, do filme Transformers, é o chamariz perfeito para atrair crianças. É o caso de Almir Alves, que levou a esposa, Cláudia, e os filhos Thiago, de 8 anos, e Matheus, de 4, para dar uma volta no esportivo. “As crianças são fãs do filme. Então resolvi fazer uma surpresa para eles e, ao mesmo tempo, realizar o sonho de dirigir um carro com mais de 400 cv”, diz Almir.
Com uma forma de trabalho diferente, a Luxe Motors oferece mais liberdade aos clientes. A locação é feita por tempo e não há restrição de trajetos. A diferença é que os carros alugados na Luxe têm a companhia de uma escolta, em outro veículo. Entre as opções, Ferrari 360 Modena, Mercedes SLK e Mustang. Na tabela de preços, 1 hora com a Ferrari custa 1 600 reais. Se o motorista quiser ficar mais tempo com o esportivo, há o plano de 4 horas, por 4 000 reais. Os demais veículos saem mais em conta. Uma hora com SLK ou Mustang custa, em média, 1 200 reais.
Cliente frequente da Luxe, o empresário Juarez Junior prefere utilizar os esportivos para viagens. “Já aluguei a Ferrari e o Mustang algumas vezes. Gosto de passar o fim de semana no interior, então aproveito para me divertir dirigindo os esportivos durante as viagens”, afirma.
CARRÃO COMUNITÁRIO
Quem faz questão de rodar com os esportivos por mais tempo tem como opção os clubes de compartilhamento. A Prime Fraction Club oferece quatro pacotes. Nos três primeiros, o cotista tem dois carros à disposição, cada um durante sete dias por mês. Entre as opções, há planos bienais de 113 000 reais para Camaro e BMW Z4, 280 000 reais para Audi R8 e Porsche Cayman, 578 000 reais para Ferrari California e Maserati Gran Turismo. O grupo mais exclusivo, entretanto, tem quatro veículos. Cada cliente fica com um diferente por semana. Custa 1 milhão de reais. Nele, o motorista conta com Ferrari 458, Porsche 911 Carrera 4S, Lamborghini Gallardo e Aston Martin Vantage. Ainda há uma taxa de manutenção mensal, que varia de 2 600 a 14 700 reais, de acordo com o plano.
SERVIÇO Just Drive
https://www.justdrive.com.br, 4023-0777
T2A Clube
https://www.t2aclube.com.br, 3485-6888
Luxe Motors
https://www.luxemotors.com.br, 3774-8629
Prime Fraction Club
https://www.primefractionclub.com.br, 4195-8307