A Pirelli inaugurou o maior complexo de testes da América Latina. Batizado de circuito Panamericano, o campo de provas está localizado na cidade de Elias Fausto, a cerca de 120 km de São Paulo (SP).
O empreendimento está construído em um terreno de 1.650.000 m², sendo 205.000 m² de área construída.
“Esse circuito é oito vezes maior que o campo de provas de Sumaré e permitirá a realização de até 15 testes simultâneos, reduzindo o tempo de desenvolvimento de um produto,” diz Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América do Sul.
São sete pistas, sendo uma para testes em asfalto seco, pista molhada, testes de aceleração lateral, testes de ruídos, de conforto, uma pista configurável e uma off-road. Também tem estruturas complementares, como auditório, salas de reunião e boxes.
Segundo a Pirelli, o circuito é o resultado de um investimento de R$ 90 milhões iniciado desde 2012 e não será apenas para o desenvolvimento e testes de produtos da empresa, mas também estará disponível para testes e processos de desenvolvimento de montadoras e parceiros, e também para avaliações técnicas e outras atividades, como eventos fechados.
“A nossa intenção é que nosso complexo ofereça a todo mercado o que há de mais moderno em testes automotivos e temos o objetivo de, além de abrir para fábricas parceiras, também oferecer track days em nosso espaço”, afirma Alarcon.
Mas vale o aviso aos mais ansiosos: eventos como track days só estarão disponíveis a partir de 2021.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.