Promoção: Revista em casa a partir de 10,99

Polaris RZR XP Turbo: o melhor brinquedo que seu dinheiro pode comprar

Com 146 cv e 14,5 mkgf empurrando apenas 678 kg, o quadriciclo passa pela pista de terra batida como se estivesse em um autódromo

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 20h16 - Publicado em 17 dez 2015, 17h12
Polaris RZR XP Turbo 04
Relação peso/potência é de apenas 4,6 kg/cv ()

Ainda estava me familiarizando com o Polaris RZR XP Turbo quando escutei o primeiro aviso. “Seja cuidadoso nas acelerações, ou você pode perder a traseira e até capotar”, disse Nuno Fajo, gerente de produto da Polaris e bicampeão brasileiro de Rally Baja na categoria de UTVs – veículo derivado do quadriciclo com proteções tubulares e volante no lugar do guidão.

 

Continua após a publicidade

Basta uma leve pressão no acelerador para ser surpreendido pela força do pequeno motor de 925 cm³ com turbocompressor. São 146 cv com torque máximo de 14,5 mkgf em um veículo de 678 kg que leva 6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Rapidamente o velocímetro acusa 100 km/h. O RZR devora a pista de terra batida cheia de pedras e depressões como se estivesse em um autódromo. Quase não sinto os solavancos, graças à suspensão reforçada com barras estabilizadoras na frente e atrás e amortecedores progressivos, que absorvem as irregularidades e endurecem para evitar o final do curso.

Polaris RZR XP Turbo 01
Suspensão reforçada aguenta saltos facilmente ()

Polaris RZR XP Turbo 02
Posição de guiar favorece pilotagem esportiva ()

Vejo um pequeno barranco e Nuno manda pisar fundo, me desafiando com um palavrão – o mesmo que eu falaria logo após decolar a 120 km/h. Adiante, há uma curva fechada de 90 graus. Freio com força e provoco o XP Turbo, acelerando com tudo antes de sair da curva. Ele sai de traseira sem aviso, mas felizmente consigo retomar o controle. Justo quando a brincadeira estava ficando divertida, precisei deixar o volante para o fotógrafo Marco de Bari fazer seu trabalho. Uma pena.

Continua após a publicidade
Polaris RZR XP Turbo 03
UTV tem tração nas quatro rodas ()

Claro que toda brincadeira tem seu preço, e neste caso ela não é barata. O XP Turbo começa a ser vendido agora em dezembro por R$ 109.990. Um belo – e caro – presente de Natal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.