Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Polêmica sobre visual futurista é parte do plano da BMW, diz CEO

CEO da marca alemã diz que designs futuristas são feitos para gerar controvérsias e alfineta modelos dos rivais: "são todos iguais"

Por João Vitor Ferreira
27 out 2022, 18h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Falem bem ou falem mal, mas falem da BMW. Esse é o pensamento do CEO da marca alemã, Oliver Zipse, quando o assunto é a nova “cara” de seus modelos.

    Novos veículos da BMW como o novo Série 7, M2 e os SUVs da família X, em especial o mais recente XM, geraram controvérsias com relação a sua aparência. Um dos principais motivos é a adoção de um novo design para a famosa grade “duplo rim”, que, no geral, deixa o modelo futurista para os padrões atuais.

    BMW X7
    Os faróis finos e a nova grade também foram um dos destaques que geraram polêmica no visual do novo X7 (Divulgação/BMW)

    Mas se engana quem pensa que as críticas são um problema para a BMW. Muito pelo contrário, as controvérsias geradas são, na verdade, uma estratégia da marca.

    Continua após a publicidade

    “Se você quiser mudar o design, qualquer passo no futuro que seja percebido como novo será automaticamente controverso. […] Esse é o truque: ter controvérsia e o resultado é ‘eu quero ter’ e ‘eu gosto’ e, claro, é um plano.”, disse Zipse durante a apresentação do novo Série 7 nos EUA.

    BMW Série 3 2023
    Embora mais discreto, o novo Série 3 também traz um pouco da nova linha visual da marca (Divulgação/BMW)
    BMW Série 7
    Já o Série 7 ousa um pouco mais e se aproxima do XM por ser um modelo mais premium (Divulgação/BMW)

    Ou seja, a BMW está longe de mudar sua posição em relação ao visual dos seus carros. A tendência é que veremos modelos cada vez mais ’diferentões’ no futuro, quando a marca lançar sua nova plataforma exclusiva para elétricos, chamada de Neue Klasse, em 2025.

    Continua após a publicidade

    Outro detalhe revelado pelo CEO é que a marca não pretende criar variações muito grandes entre seus modelos a combustão, híbridos e elétricos. A ideia é que os modelos continuem adotando características semelhantes, como a já citada grade e os faróis. É mais ou menos o que vemos nos SUVs X1 e X3, assim como em suas versões elétricas – iX1 e iX3.

    Novo BMW X3 preto visto 3/4 de frente
    BMW X3 (Divulgação/BMW)
    BMW X1 Outdoor
    BMW X1, assim como o X3, é mais contido, justamente por ser um modelo com maior número de vendas (Divulgação/BMW)

    A ousadia é tida como uma vantagem da BMW para Zipse, que diz que as outras marcas estão criando modelos “muito parecidos”. Porém, o CEO reitera que os designs mais excêntricos ficarão restritos aos modelos mais caros, como XM e o X7. Enquanto isso, os que têm maior volume de vendas se manterão um pouco mais tradicionais, mas mantendo uma pegada futurista.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.