A cada dia novas fabricantes ou startups chinesas surgem no cenário automotivo mundial. Desta vez, a ainda desconhecida Polestones Automobiles, fundada em 2021 e pertencente à Rox Motor, sediada em Xangai, apareceu no noticiário com seu primeiro modelo: um SUV híbrido com grandes capacidades off-road para brigar com ninguém menos que o Defender.
O primeiro carro de produção da marca é bem grande. Ele chega disponível em duas versões, uma com seis lugares e outra com sete lugares. O primeiro mede 5,05 m de comprimento, já o segundo, cerca de 5,29 m. As diferenças param por aí, já que todas as outras medidas são iguais: 1,98 m de largura, 1,86 m de altura e um grande entre-eixos de 3,01 m.
Mesmo que seja feito do zero e desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina, responsável por icônicos modelos de Alfa Romeo, Ferrari, Fiat, Lancia, Peugeot e Maserati, o Polestones 01 deixa evidente sua inspiração em seus concorrentes, mais especificamente o Defender. Quando visto de lado, o SUV chinês guarda muitas semelhanças com o britânico.
O SUV de grande porte tem um design imponente, com uma frente composta por uma grande grade escurecida, capô plano e faróis de LED com um formato semelhante a um “T”. A traseira, pouco revelada nas imagens, tem lanternas que repetem o desenho dos faróis, além de um estepe pendurado na tampa traseira – que, por sua vez, tem abertura lateral.
A cabine é o que mais chama atenção para o Polestones 01. O painel mescla elementos semelhantes aos dos Defender com outros inspirados nos Tesla, como duas bases de carregamento sem fio, também postas de forma muito semelhante aos Tesla Model 3 e Model Y.
A segunda fileira também é disposta de muito luxo. Os bancos possuem braços individuais, são reclináveis e incluem funções de aquecimento e massagem, como os dianteiros. Um grande display também pode ser rebatido a partir do teto e os ocupantes podem desfrutar de um grande teto panorâmico de vidro.
No porta-malas, uma pequena área de cozinha foi incorporada na porta traseira e inclui um reservatório de água, um fogão de indução e muito espaço para guardar pratos, tigelas e utensílios.
Pra complementar todo o luxo disposto no SUV 01 da marca chinesa, uma vasta lista de recursos de segurança está disponível no carro. O Polestones possui de série seis câmeras, cinco radares de ondas milimétricas e 12 sensores ultrassônicos. O carro ainda possui um avançado sistema de direção autônoma, com três versões disponíveis de sensoriamento LiDAR, com 12 câmeras, cinco radares de ondas milimétricas e 12 sensores ultrassônicos.
Debaixo do capô, um motor 1.5 turbo atua em conjunto com um par de motores elétricos, alimentados por uma bateria de 56 kWh. Juntos, eles produzem quase 470 cv e 75,4 kgfm de torque. Com esta configuração, segundo a marca, o SUV pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos, enquanto a autonomia no modo elétrico é de aproximadamente 235 km, em ciclo WLTP. A tração, claro, é 4×4.