Policia de Nova York usa até Airgtag para perseguir criminosos
Departamentos policiais de Nova York e Nova Jersey investem em novas tecnologias para diminuir riscos em perseguições policiais
Os roubos de veículos são um problema recorrente aqui no Brasil e nos Estados Unidos também. E para reduzir essa incidência os departamentos policiais de Nova York e Nova Jersey foram em busca de novas táticas um tanto quanto curiosas.
Um dos métodos adotados não contém tecnologia, e foi apelidado de “plano de mitigação”, que envolve a criação de um engarrafamento de trânsito. A ideia desse engarrafamento é diminuir a velocidade de fluxo do carro procurado para que os policiais consigam encontrar com mais facilidade dentro do trânsito em massa. Esse engarrafamento é feito através do fechamento de pontes, diminuindo faixas em rodovias, qualquer método que possa diminuir o fluxo de carros.
Métodos tecnológicos foram adotados pelos departamentos de Nova York, chamados de sistema de Starchase, que se trata de um dardo GPS que pode ser disparado por dispositivos portáteis atingindo até 48 km/h ou até mesmo serem lançados de forma manual pela viatura durante uma perseguição, o dispositivo conta com uma cola ativada pelo calor, possibilitando que grude ao carro e emita sinais da localização do veículo.
Um dos métodos curiosos que viralizou foi que em Nova York, Airtags foram distribuídos de forma gratuita para os proprietários de modelos Kia e Hyundai, como uma forma de rastreá-los caso sejam roubados.
Além disso, a cidade recebeu leitores automáticos capazes de alertar os polícias ao detectar um veículo roubado. Essas tecnologias visam encontrar os carros que antigamente demoravam dias, e agora podem ser encontrados até mesmo em horas.
Mesmo com as inovações tecnológicas, não quer dizer que os métodos antigos não serão mantidos, como as esteiras com espinhos, feitas para estourar os pneus, forçando o fugitivo a parar o carro e o rádio que recebeu atualizações, agora um pouco mais sofisticado, podendo ser rastreados por meio de aplicativos usados pelos oficiais.