Porsche 718 Cayman GT4 RS tem motor do 911 GT3 e menos de 1.500 kg
A receita infalível resulta em um superesportivo que vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e conquista boas marcas em Nürburgring
Pegue um leve e pequeno 718 Cayman, promova uma redução de peso e coloque nele o motor seis cilindros boxer aspirado de um 911 GT3. Essa é a receita do novo Porsche 718 Cayman GT4 RS, revelado durante o Salão de Los Angeles, e que pode chegar ao Brasil em unidades limitadas com o título de membro “mais intransigente” da família 718.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Sim, ele é equipado com motor 4.0 aspirado de seis cilindros com 500 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, acompanhado da transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca do câmbio ou pelas aletas atrás do volante.
Para tornar a mecânica ainda mais eficiente, o cupê passou por uma dieta para chegar a baixos 1.415 kg – 35 kg a menos do que o 718 Cayman GT4.
Isso vem pelo uso de plástico reforçado com fibra de carbono em elementos como o capô, além de uma redução na quantidade de material usado para isolamento acústico, uso de vidro leve para a janela traseira e painéis de porta também com peso reduzido. Outros itens considerados supérfluos foram excluídos, como os puxadores internos das portas, substituídos por alças de nylon.
O pacote aerodinâmico também influencia no desempenho, com um enorme aerofólio na traseira, herdado do carro de corrida da marca, 911 RSR GT, e adotado pela primeira vez em um Porsche de produção.
A altura em relação ao solo é 3 centímetros mais baixa em relação ao 718 Cayman comum, e há diversos apliques aerodinâmicos pela carroceria. Assim, o downforce é cerca de 25% maior do que no 718 GT4.
Com tudo isso, além de modificações no chassi, a marca promete que o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e chega aos 315 km/h de velocidade máxima. Assim, a marca diz que este é o mais intransigente dos 718, com melhores tempos em relação ao 718 GT4 na pista de Nürburgring.
Para quem ainda não ficar satisfeito com todas as novidades do 718 GT4 RS, a Porsche oferece o pacote Weissach, com acabamento de fibra de carbono em diversos elementos da carroceria, como entradas de ar, retrovisores e aerofólio, e saídas de escape de titânio, mesmo material utilizado na gaiola de segurança. As rodas de alumínio forjadas, de 20 polegadas, podem ser substituídas por outras de mesmo tamanho, mas de magnésio.
O Porsche 718 Cayman GT4 RS estará disponível para pré-vendas no Brasil no primeiro semestre de 2022, quando seu preço no Brasil será divulgado.