Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche 911, 50 anos

Querido por muitos há gerações, ele completa meio século de fidelidade às suas origens - e evoluindo sempre

Por Fabiano Pereira
Atualizado em 9 nov 2016, 12h36 - Publicado em 29 jul 2013, 19h41
classicos

O Porsche 911 é o segundo mais longevo superesportivo em fabricação atualmente, atrás apenas do sexagenário Chevrolet Corvette. Mas o tempo foi cordial com o modelo alemão, já que ao contrário da lenda americana, ele se manteve fiel ao seu estilo original. Todos os avanços tecnológicos dessas cinco décadas foram incorporados a cada geração sem que o visual sofresse rupturas drásticas.

Não se tem notícia de projeto tão mais bem-sucedido e querido de milhões que tenha sido criado como o substituto de outro já consagrado, o Porsche 356.

Conheça agora a história de cada uma das suas sete gerações.

Nasce a lenda – Primeira geração, 1963-1973

Originalmente, ele nasceu para ser o sucessor do 356.

130726-porsche-01.jpeg
Continua após a publicidade

Revelado no Salão de Frankfurt de 1963, o novo esportivo da Porsche, criado para suceder o 365, foi batizado de 901. O nome acabou mudando para 911, já que a Peugeot já havia registrado todos os números com três algarismos e zero no meio… A arquitetura básica era do Fusca, com motor boxer traseiro. Mas a simplicidade rendeu um belo esportivo, equipado com motor de seis cilindros e 130 cavalos, refrigerado a ar, que levava o carro à velocidade máxima de 208 km/h.

Para quem não tinha tanta pressa, bastava o 912, versão de quatro cilindros apresentada em 1965. No ano seguinte, o 911 S elevava a potência para 160 cv e trazia uma característica que marcaria época, as rodas de liga Fuchs de cinco raios, com os vãos pintados de preto. No fim do mesmo ano, o 911 Targa trouxe uma “tiara” de aço inox separando a parte aberta sobre os passageiros e o vidro traseiro envolvente. O termo targa se difundiu a partir daí. A opção de câmbio semi-automático chegou também em 1967. Mas foi o 911 Carrera RS 2.7 de 1972, com seus 210 cv e enxutos 990 kg, além de um notável aerofólio (primeiro em um carro de produção) e grafismos “Carrera” nas laterais que arrebatou de vez o coração dos fãs da marca.

Mudar para permanecer igual – 2ª Geração, “Modelo G”, 1973-1989130726-porsche-06.jpegA mais duradoura geração do 911 surgiu no aniversário de 10 anos do modelo. A Porsche teve a sabedoria de não mexer em time que estava ganhando. Os para-choques foram adequados às novas regulamentações de segurança, os cintos de segurança agora eram de três pontos e os assentos traziam encosto de cabeça integrados.

Uma das mais marcante inovações da história do 911 veio em 1974, quando a Porsche lançou o 911 Turbo. Seu motor de 3 litros rendia 260 cv e o enorme aerofólio tornou-se sua marca registrada, que logo se difundiu entre os esportivos mundo afora, assim como o turbo em si. Em 1977, o 911 Turbo 3.3 com intercooler atingiu a barreira dos 300 cv. A versão Cabriolet retomou o prazer dos passeios ao ar livre dos antigos 356 em 1982.

Continua após a publicidade

Mais novo do que parece – 3ª Geração, “964”, 1988-1993

130726-porsche-11.jpeg

Por fora, os para-choques de poliuretano eram envolventes e formavam uma única peça com as lanternas. Ninguém diria que 85% das peças da nova geração eram novas, inclusive o chassi com braços de liga leve e molas helicoidais substituindo a barra de torção da suspensão. Com 3,6 litros, o boxer produzia 250 cv e o aerofólio se elevava automaticamente em velocidades mais altas. Novidades como ABS, câmbio Tiptronic, direção hidráulica e airbags preparavam o 911 para os anos 90.

Mais atraente de todas as novidades técnicas, a tração integral do 911 Carrera 4 herdava a boa experiência da Porsche nos ralis com o supercarro 959, construído a partir do 911. Outra novidade, desta vez vinda do departamento de estilo, foi o resgate em 1989 da carroceria Speedster, introduzida nos anos 50 com o 356. O 911 Turbo ganhou fôlego novo em 1992, quando dispunha de 360 cv e a geração seguinte do 911 já estava no mercado. Até hoje a marca adota uma transição gradual de gerações entre as versões do seu mais célebre modelo.

Ares de despedida – 4ª Geração “993”, 1993-1998

130726-porsche-13.jpeg
Continua após a publicidade

Com parachoques ainda mais integrados e faróis inclinados, a nova geração era montada sobre um chassi de alumínio. A versão Targa passava a contar com um vidro deslizante elétrico, que, no entanto, não repercutiu entre os outros fabricantes como a idéia original. Os raios ocos de alumínio das rodas eram uma novidade que reduzia peso da versão turbinada 4X4. Em 1995, o que era turbo virou biturbo na famosa versão do 911, reduzindo as emissões de poluentes.

Divisor de águas – 5ª Geração “996”, 1997-2005

130726-porsche-15.jpeg

A quinta geração rompeu com uma das mais tradicionais características do 911, abandonando o motor a ar em favor da refrigeração líquida. Com quatro válvulas por cabeçote, o motor boxer de 300 cv dava um salto evolutivo em termos de consumo, emissões e nível de ruído. Ainda que mantendo-se fiel aos traços clássicos, o desenho do 911 era totalmente novo, seguindo a tendência lançada pelo Boxster, modelo de entrada da marca lançado anteriormente – a coerência estética permitia o compartilhamento de vários componentes.

Com Cx de 0.30, seu traço mais característico eram as linhas curvas e complexas que uniam faróis e piscas, sem estragar a leveza do conjunto. Controverso a princípio, seu design serviu de inspiração pela indústria afora. O interior completamente novo e colocava o conforto em destaque, mas sem abrir mão da esportividade. Versões mais apimentadas, como a GT3 de 1999 e a GT2 de 2000, esta com freios de cerâmica, mantinham vivo o apelo do RS.

Continua após a publicidade

Clássico por fora, moderno por dentro – 6ª Geração “997”, 2004-2011

130726-porsche-18.jpeg

Faróis circulares com piscas separados faziam menção ao um estilo visivelmente voltado para a tradição da Porsche e do 911 quando a nova geração do modelo surgiu em 2004 nas versões Carrera e Carrera S. A primeira era movido por um boxer de 3.6 litros e 325 cv, enquanto o S era equipado com um de 3.8 litros e 355 cv, além de vir com suspensão ativa.

O 911 Turbo de 2006 foi o primeiro carro movido a gasolina a vir equipado com turbocompressor de geometria variável. Injeção direta de combustível e câmbio PDK, de dupla embreagem, viriam dois anos depois e tornavam a eletrônica do 911 ainda mais sofisticada, refletindo em melhor rendimento e dirigibilidade mais precisa.

Maduro e crescido – 7ª Geração – “991”, 2011- atual

130726-porsche-21.jpeg

Mais largo e com maior entre-eixos, com suspensão 100% nova e calçando pneus maiores, o atual 911 gasta menos combustível e vai mais longe, graças a um motor básico reduzido para 3.4 litros e 5 cv mais potente e o bom equilíbrio entre aço e alumínio em sua construção. Conseguiu aliar mais conforto e mais esportividade. O chassi tem controle dinâmico e o câmbio manual dispõe de sete velocidades. Sua silhueta fico mais alongada e elegante e o acabamento e a atenção ao detalhe foram além. Além sem perder sua essência é aonde o 911 tem ido nesses 50 anos que parecem ter passado tão rápido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.