Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche 911 GT2 RS ganha 30 cv graças a pistões feitos por impressoras 3D

Material está em fase de testes e, por isso, ainda não equipa carros de produção, mas segundo a Porsche rendimento é melhor que dos convencionais

Por Daniel Telles
Atualizado em 15 jul 2020, 20h36 - Publicado em 15 jul 2020, 15h21
O 911 GTS usa o motor do Turbo S, mas com mudanças para render 700 cv
911 GTS já é o mais rápido de todos os 911 e pode ganhar ainda mais potência (Divulgação/Porsche)

Os pistões são itens fundamentais para o funcionamento do carro. São eles que iniciam o trabalho mecânico, se movimentando para cima e para baixo, a partir da expansão dos gases queimados no interior do propulsor.

Cada uma das peças geralmente é forjada em alumínio ou liga de alumínio, mas isso pode estar com os dias contados – pelo menos nos carros da Porsche.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Isso porque, em parceria com a fornecedora de peças Mahle e com a empresa de tecnologia Trumpf, a Porsche vem desenvolvendo pistões feitos a partir de impressoras 3D, que poderiam aumentar a potência de seus carros.

Continua após a publicidade
porsche-3d-printed-pistons-2
Jogo de seis pistões foi desenvolvido em conjunto pela Mahle e pela Trumpf (Divulgação/Porsche)

O material utilizado é um pó metálico de alta pureza, que é modelado por um processo chamado fusão metálica a laser, no qual o calor dos raios derretem o metal, conferindo o formato desejado para a peça.

pistões impressão 3d 2
(Divulgação/Porsche)
Continua após a publicidade

De acordo com a Porsche, os pistões fabricados pela impressora 3D ainda pesam 10% a menos que os tradicionais e apresentam um duto de refrigeração fechado e integrado, que seria impossível adicionar com outra técnica.

Porsche 911 GT2 RS 3
Motor twin-turbo gera 690 cv e pode ganhar mais 30 cv (divulgação/Porsche)

Até agora um jogo de seis peças foi desenvolvido para ser testado no Porsche 911 GT2 RS.

Continua após a publicidade
pistões impressão 3d 3
(Divulgação/Porsche)

O esportivo usualmente conta com um motor twin-turbo de 690 cv e já tem o título de 911 mais potente da história. Ocorre que, equipado com os pistões 3D, o modelo apresentou um ganho de 30 cv, chegando ao total de 720 cv de potência.

Apesar dos bons resultados iniciais, ainda não há testes que comprovem se a durabilidade dos novos pistões é tão grande quanto a dos convencionais, forjados.

Continua após a publicidade

A Porsche também não apresentou uma previsão para colocar a peça na linha de produção e nem o preço estimado.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Porsche 911 GT2 RS ganha 30 cv graças a pistões feitos por impressoras 3D
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.