Porsche 911 GT2 RS ganha 30 cv graças a pistões feitos por impressoras 3D
Material está em fase de testes e, por isso, ainda não equipa carros de produção, mas segundo a Porsche rendimento é melhor que dos convencionais
Os pistões são itens fundamentais para o funcionamento do carro. São eles que iniciam o trabalho mecânico, se movimentando para cima e para baixo, a partir da expansão dos gases queimados no interior do propulsor.
Cada uma das peças geralmente é forjada em alumínio ou liga de alumínio, mas isso pode estar com os dias contados – pelo menos nos carros da Porsche.
Isso porque, em parceria com a fornecedora de peças Mahle e com a empresa de tecnologia Trumpf, a Porsche vem desenvolvendo pistões feitos a partir de impressoras 3D, que poderiam aumentar a potência de seus carros.
O material utilizado é um pó metálico de alta pureza, que é modelado por um processo chamado fusão metálica a laser, no qual o calor dos raios derretem o metal, conferindo o formato desejado para a peça.
De acordo com a Porsche, os pistões fabricados pela impressora 3D ainda pesam 10% a menos que os tradicionais e apresentam um duto de refrigeração fechado e integrado, que seria impossível adicionar com outra técnica.
Até agora um jogo de seis peças foi desenvolvido para ser testado no Porsche 911 GT2 RS.
O esportivo usualmente conta com um motor twin-turbo de 690 cv e já tem o título de 911 mais potente da história. Ocorre que, equipado com os pistões 3D, o modelo apresentou um ganho de 30 cv, chegando ao total de 720 cv de potência.
Apesar dos bons resultados iniciais, ainda não há testes que comprovem se a durabilidade dos novos pistões é tão grande quanto a dos convencionais, forjados.
A Porsche também não apresentou uma previsão para colocar a peça na linha de produção e nem o preço estimado.
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