Porsche 911 off-road? Ele existe, foi lançado oficialmente e surpreende
911 Dakar oferece pneus de uso misto, rack de teto, para-lamas alargados e é mais alto que muito SUV. É limitado a 2.500 unidades e pode chegar no Brasil
Um dos carros esportivos mais famosos do mundo, equipado com pneus off-road, luzes de direção extras e um grande rack de teto. Estamos falando de um Porsche 911 off-road, mas não em versão versão especial criada por uma preparadora independente. É um lançamento oficial e ele tem nome e sobrenome: o novo Porsche 911 Dakar.
Visualmente, o novo 911 Dakar, apresentado no Salão de Los Angeles, ganha spoiler traseiro fixo, ganchos de reboque em alumínio forjado vermelho e arcos exagerados nos para-lamas, além de vários elementos da carroceria em aço inoxidável. No teto, há um rack para carregar até 42 kg de equipamento e suporte para a instalação de faróis auxiliares.
Entretanto, o 911 Dakar não é o primeiro Porsche off-road oficial a existir. Na verdade, o novo modelo é inspirado no 911 que venceu o prestigiado Rally Dakar em 1984, comandado pelo piloto francês René Metge.
O lançamento pode ser pintado com pintura em dois tons com os mesmos grafismos do modelo de 1984, basta contratar um pacote opcional chamado Rallye Design Package. Segundo a fabricante, é a primeira vez que um modelo de série é oferecido em combinação bicolor e adereços decorativos assim — entre eles, um número entre 0 e 999 que vai na lateral de cada unidade.
Outro destaque do 911 Dakar é sua altura: 5 cm mais alto que o 911 Carrera com suspensão esportiva, podendo o off-road aumentar seu vão livre em mais 3 cm graças ao sistema de suspensão ativo. A Porsche programou o sistema para abaixar o carro automaticamente quando ultrapassa os 170 km/h.
O 911 Dakar é equipado com o já conhecido motor 3.0 biturbo, que gera 480 cv e 58,1 kgfm. Apesar de ser calçado com pneus todo-terreno Pirelli Scorpion, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e tem velocidade máxima limitada 240 km/h. Os pneus Pirelli PZero também são opcionais.
O motor funciona junto ao já conhecido câmbio automático PDK de 8 velocidades. O carro ainda conta com eixo traseiro esterçável, barra de estabilização antirrolagem e dois novos modos de condução: Rally e Offroad. Também há controle de largada próprio para terrenos do fora-de-estrada.
Por dentro, o 911 Dakar oferece os mesmos detalhes do 911 ao qual estamos acostumados, configurado com direito a bancos esportivos do tipo concha e ausência da segunda fileira de assentos.
Apesar de ser modificado, o modelo pesa apenas 1.605 kg — 10 kg a mais que o Porsche 911 Carrera 4. O preço sugerido é de €220.020 (R$ 1,2 milhão, na conversão direta) e será uma série especial limitada a 2.500 unidades. Alguns exemplares podem chegar ao Brasil, mas ainda sem preço definido, entretanto.
Os donos do futuro carro ainda poderão equipá-lo com cintos de segurança de seis pontos e comprar um relógio exclusivo da série, limitado a 911 unidades.