Porsche 911 Sonderwunsch tem pintura ‘camaleão’ mais cara que Compass 4xe
Sonderwunsch é o programa de customização exclusiva para clientes selecionados da Porsche e traz seu primeiro modelo para o Brasil
“No começo, eu olhei ao meu redor e não consegui encontrar o carro com o qual eu sonhava. Então eu decidi construí-lo eu mesmo”. Foi com essa frase que Ferdinand Porsche deu o pontapé inicial para a criação da sua marca. Agora em 2022 a Porsche continua seguindo os ideais se seu fundador e apresenta o que há de mais exclusivo em termos de customização de fábrica.
O nome é difícil: Sonderwunsch, que em uma simples tradução feita no google significa “pedido especial”. Logo, o nome acaba sendo auto explicativo, afinal, esse é o programa de customização mais exclusivo oferecido pela Exclusive Manufaktur, empresa criada pela Porsche para realizar esse tipo de projeto. Aliás, a marca afirma também ser o mais exclusivo do mundo.
Com o Sonderwunsch, quem idealiza o projeto é o próprio dono, junto com a equipe especializada da matriz alemã. É isso mesmo que você está pensando: para ter um Porsche nesse nível de especificação, o cliente deve viajar até Stuttgart, na Alemanha.
Esse é um dos fatores que tornam os modelos Sonderwunsch especiais e difíceis de serem disponibilizados no Brasil, já que seria necessário levar o carro até a fábrica na Alemanha e depois reimportá-lo de volta — no caso dos modelos mais antigos e clássicos. Somando o tempo de preparo da customização mais a viagem de ida e volta, a criação de Sonderwunsch para o Brasil pode levar mais de um ano.
É o caso do 911 Turbo S que a empresa apresentou hoje (24), o primeiro modelo do programa para o Brasil. Seu projeto traz como principal personalização a pintura com tinta Chromaflair. Nesse Porsche 911 ela se apresenta em um tom de cinza, mas dependendo do ângulo que olhamos, a tonalidade muda passando para um roxo/rosa mais claro e indo até tons de verde acinzentado. Ao todo, ela é capaz de variar entre três e quatro colorações diferentes.
O interessante dessa tinta ‘camaleônica’ é que a transição entre as tonalidades é suave. O carro não perde sua cor original, apenas traz uma sutil mudança de tonalidade, o que torna o efeito visualmente mais bonito do que outras tintas desse tipo que existem no mercado.
Segundo a marca, a Chromaflair usa pigmentos com grãos multicamadas – que são os responsáveis pela troca de cor – de até 1 micrômetro, 50 vezes menor que um fio de cabelo. Sua exclusividade é tamanha que a Porsche é a única montadora que oferece esse tipo de pintura e, em média, apenas 12 modelos saem da fábrica da Porsche, na Alemanha, com essa tinta anualmente. Além da coloração mostrada, outras 6 tonalidades de Chromaflair estão disponíveis.
Outros detalhes exclusivos são as rodas na cor Light Gold, que assim como todos os itens disponíveis pelo programa Sonderwunsch, você não encontrará nos configuradores da Porsche em nenhuma parte do mundo. O modelo também exibe uma combinação de cores única para os bancos.
Este 911 Turbo S também recebeu detalhes que reforçam o programa Sonderwunsch. O principal deles é o selo que aparece na janela traseira, que é comum em todos os modelos do programa. Mas ele ganhou a companhia do emblema gravado em alto relevo no descanso de braço central da cabine e na projeção luminosa da porta, que aparece quando a abrimos.
Esse é o primeiro nível de customização que está sob o ‘guarda-chuva’ Sonderwunch e é chamado de Factory Comission – CCX. Sozinho, essa categoria é responsável por cerca de 600 pedidos todos os anos.
Há ainda o Factory Re-Comission, que oferece as mesmas opções de customização, mas para modelos já fabricados e também os clássicos da Porsche. A marca estima uma média de aproximadamente oito projetos nesses moldes anualmente.
No caso dos modelos em produção (CCX), além das rodas, bancos e pintura que vimos no 911, o cliente também pode pedir customização especial do acabamento dos bagageiros, bem como a criação de decalques exclusivos.
O mais alto nível oferecido é o Factory One-off, reservado para ideias e projetos que precisam de maior dedicação e até construção de novos equipamentos. O exemplo que nos foi apresentado veio de um cliente italiano, que queria reproduzir o 956 ‘New Man’ com seu 911 992.
Para isso, a fábrica construiu um aerofólio traseiro exclusivo com sideblades de carbono, além de trazer uma pintura feita a mão nas cores do modelo original, placa customizada com a assinatura do cliente e rodas traseiras e dianteiras em cores diferentes.
O que todos os clientes Sonderwunsch ganham em comum é uma giftbox, que acompanha um par de luvas da Exclusive Manufaktur, amostras dos materiais utilizados no projeto e um certificado com a relação de todos os itens exclusivos incluídos na configuração.
Claro que um projeto especial desses não custa barato. Nem mesmo a Porsche conseguiu precificar o 911 que nos foi apresentado ainda. Mas para ter uma noção, somente a pintura Chromaflair custou o equivalente a R$ 400.000, mais que os R$ 359.900 pedidos por um Jeep Compass 4xe.
Somando os esse valor ao preço de 911 Turbo S zero, facilmente temos um projeto na casa dos R$ 2 milhões, fora os demais itens customizados. É, de fato, para poucos.