Porsche 911 volta a ter câmbio manual – e a ser um esportivo mais “raiz”
Caixa manual de sete marchas será disponibilizada como opção ao automatizado de oito marchas sem custo extra; pacote incluirá ainda ajustes de rotação
![Porsche 911 Carrera S 2019 (25)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/porsche-911-carrera-s-2019-25.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os mais saudosistas fãs de esportivos “raiz”, com câmbio manual, terão um afago.
A Porsche anunciou que a linha 2020 do cupê 911 passará a oferecer, como item opcional sem custo extra, câmbio manual DIY de sete marchas no lugar da já conhecida caixa PDK de oito velocidades.
O item virá acoplado ao novo motor 3.0 biturbo de seis cilindros com 450 cv.
A chegada ocorre cerca de um ano depois da apresentação da geração 992 do cupê esportivo. Com isso, o 911 volta a ser o modelo de rua manual com maior número de marchas no mercado mundial.
Entretanto, a marca alemã alerta que, com o câmbio manual, o motorista levará alguns décimos de segundo a mais que os atuais 3,5 s da configuração PDK para ir de 0 a 100 km/h.
![Porsche 911 – câmbio](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/porsche-911-cacc82mbio-e1572546765276.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A opção manual estará disponível para uma gama de modelos que inclui 911 Carrera S, 4S Coupê e Cabriolet. Não se sabe, no entanto, se a opção também existirá para a versão de entrada, 911 Carrera.
Caso o cliente opte pelo carro com o câmbio manual, receberá também um pacote esportivo chamado Sport Chrono Package, que inclui montagens dinâmicas de transmissão, função de ajuste de rotação e um novo modo sport.
O 911 com câmbio manual também será mais leve que o equipado com câmbio automático. Isso porque a caixa de câmbio com transmissão manual tem 38,1 kg a menos que a automática de oito marchas.