O Porsche Cayenne ainda não mudou de geração, mas o principal SUV da marca alemã não deixou de receber profundas mudanças, que incluem estética, tecnologia e, principalmente, mecânica.
Por fora, o jeito mais fácil de identificar o novo Cayenne é olhando para a dianteira, onde há para-lamas mais arqueadas e um novo capô. O para-choque da frente traz largas entradas de ar cortadas por aletas horizontais e tiras de leds, que servem de DRLs.
Os faróis podem não ter mudado tanto visualmente, mas trazem a nova tecnologia HD Matrix da Porsche. Ao todo, são 65.536 leds nas duas peças, capazes de iluminar a até 600 m de distância de modo homogêneo. Mais do que isso, as luzes do Cayenne consegue contornar carros, seguir a linha de faixas e outros tipos de iluminação dinâmica, em patamar jamais visto até aqui.
Atrás as mudanças são mais discretas, incluindo a régua em preto que une as lanternas; antes, havia um recorte na seção central da peça, que agora ficou mais homogênea. Também modificações nos para-lamas do SUV, assim como a oferta de novas rodas às diferentes versões.
Por dentro, o salto tecnológico inclui um rearranjo de funções. A alavanca de câmbio, por exemplo, acabou; a seleção de marcha passa a ser feita em comandos discretos atrás do volante, que acumula bastante funções, também ligadas à esportividade.
O quadro de instrumentos é completamente digital, de 12,6’’. Além dele há a central multimídia de 12,3’’ e, pela primeira vez, a oferta de uma terceira tela, do lado do passageiro, com 10,9’’. O display extra serve para controlar a mídia do carro ou até para exibir filmes e conteúdo de streaming ao carona. Uma película especial garante que o motorista não consiga enxergá-la, evitando distrações.
Em termos mecânicos, o Cayenne estreia novo ajuste de suspensão, com amortecedores de duas câmaras e duas válvulas. Na prática, isso dá à peça etapas separadas de compressão e rebote, sendo especialmente útil em baixas velocidades e em curvas rápidas. Também um novo conjunto pneumático, que torna a suspensão ainda mais capaz de se ajustar ao ambiente de rodagem, frisa a alemã;
O bem conhecido motor V8 4.0 a gasolina do SUV foi incrementado mesmo nas versões básicas, indo para 474 cv e 61,2 kgfm — 34 cv e 5,1 kgfm a mais do que antes. Essa é a configuração do Cayenne S, que, com carroceria SUV, parte de R$ 810.000. O novo Cayenne S Coupé, com mecânica igual, estreia por R$ 840.000.
Altamente esportivo, o Cayenne Turbo GT também foi incrementado, com motor V8 4.0 que agora atinge 659 cv e mantém os 86,7 kgfm, suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 3,3 s e bater os 305 km/h. Ele também já tem preço: R$ 1.385.100.
Interessados não precisarão esperar muito, pois a Porsche garante a entrega dos novos Cayenne 2024 já neste ano, sem longas filas.