Porsche Cayenne S E-Hybrid custará menos que a versão convencional no Brasil
Por R$ 432 mil, ele sai mais em conta que a configuração a gasolina graças aos incentivos fiscais
Dificilmente se espera uma pegada sustentável de um grande SUV com logotipo da Porsche, mas este é o caso do Cayenne S E-Hýbrid, versão híbrida plug-in (que pode ter suas baterias recarregadas em tomadas elétricas).
O mais interessante é que ela custa menos do que um Cayenne S convencional: são R$ 432 mil contra os R$ 500 mil pedidos pelo carro convencional, graças a benefícios fiscais.
Há boas diferenças entre eles. Enquanto o Cayenne S usa motor V6 3.6 turbo de 420 cv e 56,1 mkgf de torque, o E-Hybrid combina um V6 3.0 turbo de 333 cv com um elétrico de 95 cv.
Operando juntos em modo híbrido, por meio da transmissão automática Tiptronic de oito marchas, os dois motores entregam 416 cv e 60,2 mkgf de torque. Mas é um pouco mais lento: leva 5,9 s para chegar aos 100 km/h, contra 5,5 s do Cayenne S convencional. A velocidade máxima do híbrido é de 243 km/h.
Mas o que realmente importa são números como o consumo médio de 12 km/l e as emissões de CO2 de 109 gramas por quilômetro rodado. E o Cayenne E-Hybrid consegue chegar aos 125 km/h em modo puramente elétrico.
Para carregar a bateria do Cayenne, basta pluga-lo em uma tomada doméstica de 110V ou 220V. O tempo de recarga varia entre cinco e 10 horas. Caso o cliente opte pela aquisição do carregador opcional de 7,2 kW, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de 1 hora. Mas a bateria também se recarrega por meio da recuperação da energia liberada nas frenagens.