Os 100 anos da corrida de Le Mans estão gerando ótimas versões especiais. Depois da Toyota, agora a multicampeã Porsche está lançando uma edição especial do 911 limitado a 72 unidades e que se inspira em dois campeões do passado.
O número 72 faz referência ao tempo que a montadora alemã está disputando a corrida de Le Mans. Nesse tempo, a Porsche já conquistou ao todo 19 títulos gerais e outros 110 em classes. Para essa homenagem, foram selecionados dois carros específicos, o 356 SL, que conquistou uma vitória de classe em 1951 e o 911 GT1, campeão geral de 1998 e que teve dois pilotos da casa ao volante.
O 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire, como o nome sugere, se baseia do 911 GTS e mantém a sua mecânica inalterada. Logo, ele está equipado com o motor seis cilindros em linha 3.0 biturbo de 480 cv e 58,12 kgfm. O câmbio pode ser manual de sete marchas ou então o PDK de oito.
Quem cuidou de homenagear a corrida no design foi Grant Larsson, diretor de projetos especiais do departamento de estilo da Porsche. Ele também é a mente por trás do Boxter original (986) e deu início ao projeto do 911 Le Mans ainda em 2020.
Do campeão geral de 1998, Larsson pegou as rodas de liga-leve douradas, os cintos de segurança vermelhos. Já do modelo da década de 1950, ele trouxe o número 46 que aparece nas portas e o interior azul grafite que vemos no acabamento em couro e veludo. A cor cinza da carroceria foi feita em conjunto com Rod Emory, famoso restaurador de Porsches e dono do 356 SL original.
Ao redor do carro é possível encontrar diversas homenagens, como a inscrição em inglês “Nascido em Le Mans”, na tampa do capô e “Fabricado em Zuffenhausen”, na coluna B. No mesmo pilar também é possível encontrar o desenho do circuito de Le Mans, que aparece também no apoio de braço central. Como presente, os proprietários ainda receberão uma chave específica, capa interna e um livro personalizado com fotos do processo de produção nas oficinas da Porsche Exclusive Manufaktur.
A identificação com Le Mans é tão grande, que esse 911 nem sequer vai sair da França. A Porsche vai disponibilizá-lo somente para moradores do país pelo preço de 237.819 euros, mais de R$ 1,2 milhão em conversão direta, o que é quase R$ 400.000 mais caro que o Carrera GTS vendido no Brasil, que atualmente está custando R$ 835.000.