Porsche criou (e abortou) supercarro com motor boxer de oito cilindros
Executivo da marca revelou detalhes de carro que substituiria o 918 Spyder, mas que nunca chegou a ser lançado
Em 2015, quando o 918 Spyder parou de ser fabricado, a Porsche precisava de um novo superesportivo. Nascia, então, a ideia de criar um novo carro sobre o chassi do Cayman.
Os detalhes desse projeto foram dados por Marcos Marques, responsável na marca pelo departamento de e-fuel em entrevista ao site The Intercooler.
A ideia era usar um motor boxer de oito cilindros, 5.0, biturbo, e com cerca de 760 cv de potência. Marques descreveu o projeto como “um carro louco com um som incrível”.
Atrelado a um câmbio manual, o conceito que animaria entusiastas da marca chegou a ser testado em pistas próximas ao centro de desenvolvimento da marca na Alemanha.
“Não era o carro certo para aquele momento”, disse Marques durante a entrevista. “Somos uma empresa de engenharia por essência e estamos sempre em busca de novas respostas, soluções diferentes e, às vezes, essas respostas não são necessárias naquele momento”, disse.
O conceito citado por Maques não viu a luz do dia, mas, em 2020, a Porsche lançou um livro contendo detalhes de 15 carros que chegaram a ser desenvolvidos entre 2005 e 2019, mas nunca foram lançados.
Entre eles estava o Le Mans Living Legend, que homenageia o modelo 550 Coupe que correu a famosa prova em 1953. Na época, a Porsche disse que ele seria movido por um motor de oito cilindros com “som incrível”.