Com o lançamento dos primeiros Porsche Boxster, em 1996, e Cayman, em 2005, a fabricante alemã pretendia criar modelos de entrada para sua linha de carros esportivos de luxo. No entanto, as últimas versões lançadas de ambos os modelos começaram a invadir perigosamente o território do 911, especialmente em suas mais recentes especificações GTS. Mas isso pode estar prestes a mudar com a introdução de um motor de quatro cilindros.
Segundo o site Automotive News, a Porsche finalmente está se preparando para lançar um novo motor boxer de quatro cilindros para o Boxster e o Cayman, após anos de especulação. O motor seria baseado na mesma arquitetura do famoso seis cilindros da empresa, mas com dois cilindros a menos para reduzir o peso.
Apesar da diminuição no motor, seu desempenho não deve deixar a desejar, já que Matthias Muller, CEO da Porsche, indicou que o novo bloco poderia produzir até mais de 395 cavalos de potência – muito mais do que os 340 cv do motor de seis cilindros presente no Cayman GTS, sugerindo que a mesma estrutura poderia aparecer no 911 também.