Porsche e Audi lançam rede de carregadores rápidos em estradas do Brasil
Ideia é facilitar o carregamento de qualquer carro elétrico a fim de facilitar a vida de quem deseja um VE mas tem medo da burocracia envolvida
Viajar com um carro elétrico pelo Brasil deve ficar um pouco mais fácil. Isso porque Audi e Porsche anunciaram uma parceria para instalar novos pontos de recarga rápida pelo país, em iniciativa que ainda conta com a Raízen.
Serão 20 novos pontos de recarga instalados até março do ano que vem. Todos funcionam em corrente contínua, o tipo de carregamento capaz de, em 30 minutos, levar os carros das alemãs (e de outras marcas) de 10% a 80% de bateria — algo essencial para recargas em viagens longas.
É uma iniciativa semelhante à da Volvo, que identificou a necessidade de oferecer a infraestrutura de carregamento para o cliente a fim de encorajá-lo a comprar um veículo a baterias. “Sabemos que o avanço da eletromobilidade depende não apenas dos produtos, mas também de uma rede adequada para atendê-los a nível nacional”, disse Daniel Rojas, CEO e presidente da Audi do Brasil.
Ainda não há detalhes sobre a localização desses pontos de recarga, mas espera-se que eles possam ir bem além da região Sudeste. Já é sabido, entretanto, que eles ficarão às margens de rodovias e quase sempre em postos da Shell, dona da Raízen, e que terão 150 kW.
Com essa potência, boa parte da frota de elétricos poderá ser carregada em velocidade máxima. A comodidade, entretanto, tem seu preço: no caso, o valor da energia elétrica, que será cobrada mas não teve tarifas reveladas. Através do aplicativo Tupinambá, será possível conferir a disponibilidade de tomadas, conferir o momento de pico dos carregadores e, claro, realizar o pagamento.
Nos últimos anos, Audi e Porsche já investiram cerca de R$ 60 milhões na instalação de carregadores pelo Brasil. No caso da Audi, carregadores de 150 kW foram instalados em 40 concessionárias em todas as regiões do país. A Porsche investiu em 3 carregadores de impressionantes 350 kW e outros 13 de 175 kW. Ambas também investiram em cerca de 880 carregadores, bem mais lentos, normalmente instalados em estacionamentos.