Uma das personagens mais famosas do filme “Carros”, a icônica Sally Carrera acaba de ser transformada em um Porsche de verdade, em colaboração inédita da montadora e dos estúdios Pixar, que idealizaram a trilogia. Pensada nos menores detalhes, a encarnação da namorada de Relâmpago McQueen será uma unidade única, leiloada para ajudar instituições de caridade.
Feita com base em um 911 Carrera GTS, a versão exclusiva é fruto de um desejo antigo da Pixar, que se aventurou pelo mundo automotivo e está satisfeita com o resultado. Segundo Jay Ward, diretor criativo da empresa, a ideia era criar algo apenas inspirado em Sally, mas, junto à montadora, foi possível realmente imaginá-la como uma versão de rua.
Como a personagem 3D foi criada há 20 anos, algumas modificações foram necessárias para adaptá-la à geração mais nova do 911. A escolha do Carrera GTS — com câmbio manual de sete marchas e 480 cv —, entretanto, é uma referência direta ao estilo de vida da moradora de Radiator Springs, que abandona a cidade grande em busca de liberdade e prazer.
O modelo conta com suspensão adaptativa para estradas mais acidentadas, e é possível utilizar o GPS para escolher vias nas quais o esportivo aumenta seu vão livre automaticamente. A esportividade é ampliada pelo esterçamento do eixo traseiro, e o espírito desbravador pelo tanque de gasolina de 90 litros.
Para aproximar o 911 Sally Special ao modelo de décadas atrás, a Porsche criou a pintura “azul Sally metálico”, que é usado na carroceria e em diversas partes do interior, sempre pintada a mão. Como os 911 atuais usam rodas de aro 20 e 21, foi necessário criar um quarteto exclusivo para a edição única, com leve reinterpretação do desenho do filme. O veículo ainda inclui um quarteto de rodas com design da linha Carrera, feito para situações de pista.
Há tanta atenção aos detalhes que até a tatuagem tribal de Sally, no que seria o cóccix de um carro, está presente. Como no filme, o 911 Sally Special traz a tattoo sob o aerofólio, além de emblemas com a identidade visual de “Carros” pela carroceria.
E por dentro?
No filme, o interior dos veículos não é mostrado, e é subentendido que, por dentro, os carros são como humanos. Desse modo, a criação da cabine de Sally foi um processo à parte, inspirado principalmente nas características de sua personalidade e com total liberdade criativa.
“Sally era uma advogada da Califórnia que valorizava estilo e elegância. Ao mesmo tempo, ela tinha pés no chão e amava se divertir”, explica Daniela Milošević, a designer de interiores da Porsche que trabalhou junto à Pixar na cabine. Em outras palavras, Sally nunca foi de “frescura”, e o 911 especial foi pensado para ser dirigido sem dó.
O resultado final inclui bastante couro banco, completado por tecido Pepita de alta qualidade, com padrão geométrico em branco, preto e azul. Tecidos e cores também são utilizados em um relógio exclusivo, que virá junto do carro.
O Porsche 911 Sally Special será leiloado pela casa RM Sotheby’s no dia 20 de agosto, em Monterey, Califórnia. Como é uma personagem feminina que “representa um grande modelo para meninas jovens”, o dinheiro com a venda de Sally será revertido à ONG Girls Inc., que, na América do Norte, realiza ações para formar lideranças femininas. Parte do dinheiro também será destinado à Agência de Refugiados da ONU, que vem atendendo mais de 6,2 milhões de imigrantes que fugiram da Ucrânia desde a invasão pela Rússia.