Ele ainda não tem nome oficial, ou mesmo esboços divulgados. Tudo o que se sabe é que alguns concessionários dos Estados Unidos viram o esboço daquele que seria o maior SUV da história da Porsche. Só tem um detalhe: ele será completamente diferente de qualquer outro SUV.
Chamado de “projeto K1”, o novo modelo foi relatado ao Automotive News como um SUV completamente diferente do que já foi visto. Será um SUV grande, com três três fileiras de assentos. Isso, por si só, já é inédito em se tratando de Porsche.
Mas as fonte seguiram. Os relatos descrevem o modelo como “parte sedã, parte crossover”. Outro disse que seu perfil é “delicado” e a traseira é reta, não se parecendo em nada com o Cayenne ou o Macan. Seria algo como um SUV cupê?
Por falar nos atuais SUVs, é provável que este ocupe o posto de modelo mais caro, ficando acima do Cayenne como sugeriram os funcionários americanos.
Como nunca vimos a Porsche fazendo algo parecido antes, fica difícil adivinhar o modelo, ainda mais com as testemunhas afirmando que ele não parece nada com um Porsche convencional. Pelas descrições, pode ser que, de fato, siga a linha de SUVs que estão sendo lançados agora no mercado, como o Peugeot 408 e o Toyota Crown, com uma pegada mais cupê.
Tomando como base antigos carros-conceito da Porsche, podemos colher algumas características que podem vir a aparecer na versão de produção do K1. Por exemplo, em 2021, a Porsche apresentou o conceito elétrico Renndienst, uma minivan para oito passageiros.
Seu design não lembra em nada os modelos que conhecemos, sendo muito mais futurista. O interior segue a mesma linha, sendo muito espaçoso e focado para o conforto e bem-estar. Inclusive, o banco do motorista pode girar em 360º já imaginando um possível piloto automático que permita ao condutor fazer outras coisas enquanto o carro se movimenta.
Na parte mecânica, pelo menos, temos algumas pistas oficiais. A Porsche disse que o K1 irá incorporar alguns detalhes do conceito Mission R, apresentado no Salão de Munique do ano passado.
Provavelmente, eles não estavam se referindo ao trem de força esportivo que pode produzir 1.088 cv. Mas sim de outros elementos, como o sistema elétrico de 920 volts, que permite um carregamento de 5 a 80% em apenas 15 minutos, e os motores elétricos refrigerados a óleo.
Seu lançamento, porém, ainda levará mais alguns anos. A ideia é que ele só apareça em 2026 e seja focado no mercado americano. Oliver Blume, CEO da Porsche, disse que o modelo será o mais premium do portfólio e tentará conquistar um novo público.
“Estamos visando os segmentos de margens mais altas em particular e pretendemos explorar novas oportunidades de vendas”, disse o CEO.