A Porsche revelou sua estratégia para o futuro, na qual planeja eletrificar grande parte de sua linha de veículos. Porém, a empresa surpreendeu ao anunciar que o Porsche 911 continuará com motor à combustão por um período de tempo ainda significativo, mesmo com a evolução da eletrificação.
Karl Dums, responsável pelo desenvolvimento de e-fuels na Porsche, reconhece que a prioridade da montadora é a transição para motores elétricos. No entanto, destaca que o objetivo é manter o Porsche 911 com seu motor a combustão “o maior tempo possível”. A próxima atualização da geração 992 do Porsche 911 está programada para ocorrer ainda este ano, e rumores apontam para a introdução de uma versão híbrida plena (de carregamento automático).
A Porsche tem como meta que os veículos elétricos representem 80% de seu volume de vendas até o ano de 2030. Considerando que o Porsche 911 representou 13% das vendas da montadora em 2022, essa meta parece possível, uma vez que todos os outros carros além do 911 serão veículos elétricos.
Após o Taycan, lançado em 2019, os próximos carros elétricos da Porsche serão os novos718 Boxster/Cayman, seguidos pelos SUVs Macan e Cayenne. Embora a Porsche planeje manter o Macan e o Cayenne com motores de combustão em produção por alguns anos, está ciente de que todos os modelos movidos a combustão, exceto o 911, terão seu fim até 2030.
Para estender a vida útil do motor a combustão e, ao mesmo tempo, avançar em sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche está investindo em gasolina sintética. Esse é um avanço que a montadora mantém separada de seus planos de eletrificação. A expectativa é de que a União Europeia permita a venda de veículos a combustão utilizando e-fuels após o ano de 2035.
Atualmente os e-fuels têm sido aplicados principalmente em setores como aviação e veículos pesados, mas a Porsche e outras marcas, como Ferrari, Morgan e BAC, têm demonstrado interesse em utilizar essa tecnologia em seus carros esportivos de alto desempenho.
Uma das grandes vantagens dos e-fuels é a possibilidade de serem neutros em carbono. Nesse sentido, a Porsche já destinou mais de US$ 100 milhões para investir na empresa de energia HIF Global do Chile, que planeja construir a maior fábrica de e-fuels do mundo em Matagorda, Texas, com início previsto para 2024. Mesmo assim, a grande maioria das principais montadoras do setor automobilístico continua a investir massivamente na eletrificação.