Porsche manterá motor V8 após 2030, mas com menos ‘emoção’
Com alguns ajustes a serem feitos, a empresa alemã não pretende aposentar seu clássico motor V8 biturbo tão cedo
A Porsche tem tentado ao máximo equilibrar seu processo de descarbonização. Ao mesmo tempo em que eletrifica a linha com versões híbridas e transforma modelos em elétricos, como o novo Macan e o futuro 718, a marca também busca alternativas para manter vivos seus motores tradicionais, a combustão.
Prova disso é que, além do combustível sintético já em testes pelo mundo e de afirmar que o 911 será a combustão até onde for possível, a marca apontou agora que pretende manter o seu motor V8 4.0 biturbo vivo. Isso, segundo a marca, acontecerá mesmo após 2030, quando novas regras sobre o tema entrarão em vigor na Europa.
O chefe de produto do Porsche Panamera, Thomás Freimuth, contou recentemente durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Austrália que eles já estão trabalhando para garantir que o motor de oito cilindros em V esteja apto aos regulamentos de emissões do Euro 7, que entrarão em vigor em julho de 2030.
“Sabemos que este motor estará pronto para EU7. Temos que adicionar algumas peças que estão em desenvolvimento, para que estejamos prontos com para atender aos regulamentos”, disse Freimuth ao site Car Sales.
Porém, nem tudo será como antes e a atual sinfonia do motor V8 poderá ficar no passado. Os regulamentos de ruídos também serão bastante rígidos, portanto, devemos esperar um V8 menos barulhento. Ou mais silencioso, como preferir.
“Mesmo no Panamera, por exemplo, temos que lidar com outras regulamentações, como sobre o nível de ruído do escapamento. Ele está diminuindo cada vez mais ao longo dos anos e isso também torna mais complicado transmitir uma boa emoção ao nosso Panamera V8”, acrescentou.
O executivo não revelou exatamente como a Porsche tentará passar emoção ao carro mesmo sem o barulho, mas afirmou que a marca continua desenvolvendo trilhas sonoras falsas para seus veículos elétrico e que, talvez, essa seja a solução para os futuros V8.
Ele continuou dizendo que a empresa deve aprender a como trazer essas emoções, já que o futuro dos carros é elétrico. Thomas ainda citou o Taycan como exemplo, que já possui essa função e ainda deve ser aprimorada.