A Porsche escolheu a 30ª edição de Festival de Goodwood para apresentar o Vision 357 Speedster. O carro-conceito é uma homenagem ao lendário Porsche 356, primeiro modelo de série da alemã. Ao mesmo tempo, Vision 357 aproveita a mecânica do 718 GT4 e-Performance, oferecendo uma releitura elétrica do clássico de 1948, que agora completa 75 anos.
O design “monolítico” traz elementos incomuns em carros de rua, como as luzes de freio e faróis que aparecem por trás de pequenas frestas na carroceria, que é pintada com listras que remetem ao 356. As rodas de magnésio tem parafuso central e os retrovisores externos dão lugar a câmeras. Um easter egg é a pintura de unicórnios que foi uma brincadeira surgida ainda na fase dos desenhos iniciais do conceito.
O modelo conversível segue o estilo speedster; logo, há para-brisa encurtado e capota minimalista, que encobre apenas o motorista — único ocupante do esportivo. O santantônio em fibra de carbono se destaca no perfil do carro e também sustenta discretamente o encosto de cabeça, dando a impressão que esse flutua sobre o banco.
O fato de carregar a tecnologia do 718 GT4 e-Performance significa, por tabela, que o Vision 357 Speedster também compartilha motores e baterias com outro conceito, o Mission R. Ao todo, são 1.088 cv distribuídos em dois motores, que garantem tração integral.
Obviamente o interior tem seus elementos centrados no piloto. O destaque fica por conta de um quadro de instrumentos translúcido no qual são projetadas as informações. O volante esportivo tem detalhes em azul e o assento, também em fibra de carbono, permite posição de dirigir bem próxima ao solo.
O porta-luvas é substituído por alças que prendem pequenos objetos, e a mesma solução é aplicada no lugar das maçanetas — detalhes que ajudam na economia de peso assim como o uso extenso da fibra de carbono.
Não há planos anunciados sobre uma versão de série do Porsche Vision 357 Speedster.