Os faróis e tomadas de ar mais quadrados não deixam dúvida: esta é a terceira geração do Porsche Panamera, que além do visual atualizado tem motores mais potentes. E o lançamento no Brasil em 2024 já está confirmado, mas ainda sem data.
O Porsche Panamera de entrada tem motor V6 2.9 turbo que agora gera 353 cv e 50,9 kgfm – um aumento de 23 cv e 5,0 kgfm em relação ao seu antecessor. O desempenho também foi melhorado, fazendo o modelo de entrada ir de 0 a 100 km/h em 5 segundos. A segunda versão é o Panamera 4, com tração integral. A adição da tração na dianteira melhora o 0 a 100 km/h para 4,7 s.
Das quatro versões E-Hybrid que o Porsche Panamera terá a partir de agora, apenas o Panamera Turbo E-Hybrid teve seus dados divulgados pela marca. O esportivo está equipado com motor V8 4.0 turbo combinado com novo motor elétrico de 190 cv. Juntos, eles geram ao carro cerca de 680 cv de potência e 94,8 kgfm. A transmissão é PDK de dupla embreagem de oito marchas.
Nesta configuração, o Panamera Turbo E-Hybrid vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 315 km/h. A bateria do motor elétrico tem capacidade de 25,9 kWh e permite uma autonomia elétrica ao carro de 91 km no ciclo WLTP. O carregamento pode ser feito na tomada a partir de um carregador CA integrado de 11 kW.
Outra evolução mecânica importante está na suspensão do novo Panamera. O modelo agora vem de fábrica com suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management. Há também o opcional Porsche Active Ride, disponível para modelos E-Hybrid, que pode manter a carroceria do sedã da Porsche plana, compensando seus movimentos de inclinação e rotação.
Novo Design
As mudanças no visual do novo modelo não são tão aparentes, mas estão presentes. Uma entrada de ar adicional foi posta acima da placa dianteira, com objetivo de resfriar seus novos motores. As tomadas de ar estão mais quadradas e os faróis LED Matrix Design agora são equipamento padrão em todos os modelos.
Para trazer exclusividade ao modelo, o Panamera E-Hybrid está equipado com painel dianteiro exclusivo, difusor traseiro e ponteiras de escape em bronze escuro. A variante também apresenta a cor Turbonite nas pás de ar laterais, nos contornos das janelas e na escrita “Turbo” na traseira. A empresa também utiliza Turbonite em todo o interior, incluindo o tacômetro central no painel de instrumentos.
No entanto, esse carro carrega um detalhe muito especial: é o primeiro modelo da marca a carregar o novo logo escurecido da Porsche.
No interior, o um novo console central foi colocado, com seletor de marcha sendo posicionado no painel a direita do volante e no painel, como no Taycan. De resto, o carro segue o mesmo, com duas grandes telas, uma de instrumentos e outra de infoentretenimento, volante multifuncional e mais. Um display de 10,9 “ está disponível como opcional para o passageiro, permitindo com que ele veja dados de desempenho do veículo e altere configurações da tela central.
O Porsche Panamera 2024 ainda não está disponível para encomendas no Brasil, o que só deverá acontecer no início de 2024. Os veículos serão produzidos na fábrica da marca em Leipzig, na Alemanha.