A aerodinâmica pode ser tão ou mais importante que a potência dos motores para deixar um carro mais veloz e eficiente. Saber como ele vai atravessar o ar está na lista de prioridades no desenvolvimento de carros novos. Mas em vez de repensar o design, a Porsche quer usar vibrações para otimizar a aerodinâmica dos seus carros.
Nada de apêndices aerodinâmicos, aletas móveis ou spoilers. Presidente do programa de engenharia automotiva da Universidade de Stuttgart, o professor e pesquisador Andreas Wagner defende que é possível reduzir a força do ar introduzindo algumas vibrações.
De acordo com o professor, caso exista um pulso definido no fluxo ao redor do carro, o comportamento dele contra o vento pode ser alterado. E carros elétricos teriam desvantagem, pois não têm a vibração constante dos motores a combustão.
Quando a aerodinâmica não favorece e o carro não passa rápido pelo ar, a força do ar desacelera o veículo. Com a força do ar desacelerando o veículo, maior tem que ser a energia do motor para o veículo se manter forte e em movimento constante. Desta forma, seria necessário criar vibrações na carroceria para otimizar sua aerodinâmica.
O desenvolvimento dessa proposta ainda está em estágio inicial e ainda será bastante estudada e testada antes de ir para as ruas. Contudo, a Porsche já se interessou e avalia o quanto isso afetaria o ruído, a aspereza e vibração do carro para os passageiros, para que não seja desconfortável nem audíveis.