Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche reativa produção do 911 GT2 RS só para atender quatro brasileiros

Naufrágio deixou clientes do país sem receber os carros, cuja fabricação já havia sido encerrada. Ao todo, 37 Porsche afundaram com o navio

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 18 mar 2019, 12h52 - Publicado em 18 mar 2019, 12h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Grande America afundando
    Flagra do navio Grande America afundando na costa da França (Reprodução/Internet)

    Quer saber se você é um cliente especial para a fabricante de seu carro? Pergunte pra eles o que fariam se o veículo fosse danificado irreversivelmente durante o transporte e ele já não fosse mais fabricado.

    Para a maioria das pessoas comuns a empresa vai acionar sua seguradora e te dar um reembolso — e, no máximo, um bônus pela dor de cabeça.

    Porsche reativa produção do 911 GT2 RS só para atender quatro brasileiros
    O 911 GTS usa o motor do Turbo S, mas com mudanças para render 700 cv (Divulgação/Porsche)

    No caso de quatro felizardos brasileiros que compraram os últimos 911 GT2 RS, a Porsche vai retomar a produção do carro, que saiu de linha com a chegada da última geração do esportivo.

    O tratamento mais que diferenciado se dá principalmente por um motivo bastante específico. O navio Grande America, que transportava as quatro unidades da Alemanha para o Brasil, naufragou na costa da França por conta de um incêndio.

    Mas aí, bem… Quem paga R$ 2,3 milhões por um carro não é exatamente “qualquer cliente”… Por isso a fabricante vai produzir outros quatro exemplares apenas para enviar aos brasileiros que ficaram na mão.

    Continua após a publicidade
    Porsche 911 GT2 RS 7
    Um relógio será personalizado e entregue ao feliz proprietário do GT2 RS (divulgação/Porsche)

    Também pudera: o 911 GT2 RS é ‘só’ o Porsche mais rápido da atualidade. Sim, ele supera até o 918 Spyder na mítica pista de Nürburgring Nordschleife.

    Seu seis-cilindros de 700 cv faz o supersportivo arrancar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, com velocidade máxima de 340 km/h. Já imaginou a sensação de comprar um desses e deixar de recebê-lo porque seu carro afundou em alto mar?

    Continua após a publicidade
    Carta Porsche 911
    Carta enviada pela Porsche explica a situação aos proprietários do GT2 RS (Reprodução/Internet)

    Em uma carta enviada aos proprietários do modelo, a Porsche explica o caso aos clientes, avisa que mandará outro carro no lugar e “agradece pela compreensão” com o infortúnio. Nada como ter tratamento VIP…

    A única ressalva é que os proprietários terão que esperar até junho para receberem seu novo GT2 RS. A previsão inicial era de que recebessem os veículos que naufragaram entre março e abril.

    Continua após a publicidade

    Procurada por QUATRO RODAS, a Porsche do Brasil confirmou a história e informou que foi ela que solicitou à matriz na Alemanha que retomasse a produção em regime de exceção para atender aos clientes atingidos, no que foi “gentilmente atendida”.

    No total, 37 veículos da marca alemã afundaram junto com o Grande America e mais algumas centenas de modelos da Audi. Os clientes destes veículos também receberão seus automóveis — que, ao contrário do GT2 RS, ainda estão em produção.

    Protegidos e segurados

    Grande America inteiro
    Navio Grande America em 2016 (Farid Memissi/Wikipedia)

    Incidentes com navios de transporte de automóveis são raros, mas sempre chamam a atenção pela quantidade de veículos envolvidos.

    Diversas embarcações conseguem levar 3.000 ou mais automóveis em uma só viagem. Isso é possível porque em navios da categoria RoRo e ConRo (caso do Grande America) os carros são armazenados como se estivessem em um grande estacionamento.

    Para evitar danos, os veículos recebem proteção na carroceria e uma série de modificações na cabine e até no software do motor.

    Naturalmente isso não impede prejuízos em caso de incêndio ou naufrágio. Para essas situações a empresa transportadora conta com uma seguradora, que irá ressarcir os clientes afetados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.