Porsche revive Kombi Renndienst na elétrica ID.Buzz
Oito unidades homenageiam as vans da Volkswagen que ajudaram a equipe de corrida da marca dos anos 1950 aos 1970
As Volkswagen Kombi Renndienst, que apoiavam a equipe Porsche em competições, vão voltar para comemorar os 75 anos da marca na Holanda. Mas o retorno é com cara de 2023 e não com a de 1954, quando essa história começou na Mille Miglia.
Por isso a base é a Volkswagen ID.Buzz, a Kombi moderna com motor elétrico traseiro de 204 cv e baterias de 77 kWh. Serão oito unidades que vão ficar em exposição e depois usadas como transporte em eventos especiais da marca naquele mercado.
Como de praxe, a ID.Buzz Renndiest é pintada na cor vermelho burgundy, um tom de vinho que era usado pelas antecessoras usadas dos anos 1950 aos 1970. O nome da Porsche vai nos vidros traseiros laterais e o escudo nas portas, assim como nas Transporter T1 e T2, que era como eram chamadas as primeiras gerações da Kombi na Europa.
A primeira versão começou a ser usada na corrida Mille Miglia, na Itália. Na Kombi eram levadas ferramentas e peças reserva para os carros de corrida da Porsche. Depois disso, diversas versões foram usadas não só para carga, mas até para dormitório de mecânicos e engenheiros, e guincho para levar os carros de uma corrida a outra.