Praga Bohema tem V6 do Nissan GT-R e é mais aerodinâmico que AMG One
Montadora centenária se reinventa trazendo um superesportivo de 709 cv que foca no bom desempenho aerodinâmico
A Praga é uma montadora da República Tcheca e uma das mais antigas em atividade. Seus trabalhos começaram em 1907 e, agora, 117 anos depois, eles chamam a atenção do mundo automotivo com um lançamento de um superesportivo com um toque de Nissan GT-R.
O Boehma era um carro aguardado pelo mundo automotivo. Seu projeto ousado, não foca em potências com números altíssimos, mas sim em uma aerodinâmica refinada para deixá-lo mais próximo dos carros de competição. Por isso, a montadora recrutou pessoas que entendem do assunto, entre eles o ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente na Fórmula Indy, Romain Grosjean, o também piloto e ex-apresentador do programa Top Gear, Ben Collins, e o piloto principal de testes da Praga, Josef Kral.
Como coração do projeto, a Praga escolheu nada mais, nada menos que o motor 3.8 V6 biturbo do Nissan GT-R. Mas antes dele ir parar debaixo do capô do Boehma, ele passou pelas mãos da modificadora britânica Litchfield, acostumada a trabalhar com esse motor.
Após os ajustes, o V6 passou a produzir 709 cv a 6.800 rpm, 109 cv a mais que o GT-R Nismo mais recente. O torque também é maior, chegando a 73,96 kgfm entre 3.000 e 6.000 rpm, enquanto o Nissan entrega no máximo 66,5 kgfm. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é traseira.
Esse conjunto mecânico aliado ao baixo peso, de apenas 982 kg, fazem o Boehma ir de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 s, de acordo com a fabricante. Já a velocidade máxima não foi confirmada pela Praga, mas a montadora garante que o seu esportivo passa dos 300 km/h. Para reduzir o peso total, sua carroceria utiliza materiais como plástico e um monocoque feito de fibra de carbono.
Mesmo sendo legalizado para rodar nas ruas, o foco no Boehma é nas pistas, por isso, a Praga deu atenção especial à aerodinâmica do esportivo. Seu desenho foi todo pensado para melhorar sua resistência ao ar, logo, a empresa conseguiu fazer o carro gerar um total de 900 kg de downforce a 200 km/h, número superior ao de hiperesportivos como o Mercedes-AMG One, por exemplo.
O Praga Boehma já está pronto e a primeira entrega acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano, sendo essa uma unidade com “especificação única” não divulgada. As entregas continuarão até o fim do ano para clientes dos EUA e dos Emirados Árabes e a montadora já garante a produção de 2025.
Anteriormente, a própria fabricante confirmou que o carro estará limitado a 89 unidades, mas pode ser que esse número aumente. Casa Praga Boehma será vendido pelo preço de 1,36 milhão de euros, cerca de 7,2 milhões de reais.