Esta é a nova Chevrolet Montana 2023; preços partem de R$ 134.490
Nova rival de Strada, Toro e Oroch, a picape da GM terá motor 1.2 turbo e ampla lista de equipamentos
O segmento “à prova de crise” das picapes ganhará um importante reforço em 2023: a nova Chevrolet Montana que, enfim, acaba de ser revelada por completo. Declaradamente focada em roubar vendas das Fiat Strada e Toro, além da Renault Oroch, a nova picape Chevrolet teve sua pré-venda iniciada nesta quinta-feira (1), mas só chegará às lojas em fevereiro.
Para a estreia, conforme adiantado por QUATRO RODAS, a nova Montana terá apenas as versões mais caras disponíveis: LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490). Ambas serão equipadas com motor 1.2 turbo flex de até 133 cv e 21,4 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas. Posteriormente, versões mais simples serão oferecidas, incluindo uma opção com câmbio manual de seis marchas, combinação inédita no Brasil.
De acordo com a Chevrolet, o conjunto mecânico da picape promete ter “uma relação entre aceleração e consumo de combustível superior à média do segmento”. Assim, a marca diz que a Montana pode alcançar as médias de 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade, com gasolina. Com etanol, as médias caem para 9,3 e 7,7 km/l, respectivamente.
Ainda segundo a empresa, os números dizem respeito às versões automáticas. “Quem optar pela versão com transmissão manual, irá encontrar na nova Montana os melhores resultados da categoria na medição de aceleração de 0 a 100 km/h”, diz em comunicado. Os números de desempenho, no entanto, ainda não estão disponíveis.
Nas dimensões, o modelo se aproxima bem mais da Oroch do que da Toro. São 4,72 metros de comprimento (contra 4,70 da Oroch e 4,95 da Toro) e 1,8 metros de largura. Por dentro, no entanto, a GM garante que o espaço é maior do que a da concorrente da Fiat.
Outra promessa fica para o baixo custo de manutenção e a robustez do conjunto, especificamente de freios e de suspensão, esta com um sistema de duplo batente de rigidez variável.
A empresa garante que a picape tem comportamento “surpreendente” em curvas, com baixa rolagem da carroceria, além de conforto e estabilidade com a caçamba cheia ou vazia. Só poderemos confirmar isso em 2023.
Montana tem caçamba ou porta-malas?
A GM deixa claro que o foco da caçamba de 874 litros será a acomodação de objetos do dia-a-dia, e não cargas pesadas. Segundo a marca, o consumidor do segmento “quase nunca” utiliza a capacidade de peso total.
Por isso, a picape foca na segurança e praticidade no transporte de objetos na caçamba, batizada de “Multi-flex”. A marca diz que o compartimento tem dimensões que permitem levar objetos mais volumosos, como móveis, carrinhos de bebê ou bicicletas, além de um eficiente sistema de vedação na capota marítima contra a entrada de água.
A caçamba também se destaca por oferecer diversos acessórios, como divisórias, prateleiras, ganchos e até capota rígida com acionamento elétrico por controle remoto.
Pacote completo
Todos os equipamentos da nova Chevrolet Montana foram revelados, pelo menos para a versão topo de linha Premier, sem detalhar quais deles ficarão de fora na configuração LTZ. Entre eles estão: airbags frontais, laterais e de cortina (seis no total), alerta de frenagem de emergência, alerta de pontos cegos, faróis full-led com regulagem de altura, ESP e OnStar.
A lista segue com sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em aclive, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, câmera de ré, wi-fi nativo e sistema de som com subwoofer JBL.
Nova identidade visual Chevrolet
A Montana é o primeiro modelo nacional a incorporar a nova linguagem de design da Chevrolet, que aposta na solução de conjuntos de iluminação divididos. A picape tem filetes de leds unidos à grade superior, enquanto os blocos principais ficam logo abaixo, à la Fiat Toro. Os faróis principais são halógenos até a versão LTZ, e de led na Premier. Como acessório, é possível ter faróis de neblina de led.
A grade principal mantém um formato semelhante ao visto no Tracker e na linha Onix, mas em posição mais alta. De lado, a picape tem um vinco bem marcado na altura da linha de cintura, mas deixa os apoios de pé, característica da primeira geração da Montana, no passado. As rodas, ao menos nas versões LTZ e Premier, são de 17 polegadas.
Na traseira, o modelo tem como destaque as pequenas lanternas unidas por uma barra pintada em preto brilhante, que abriga ainda o comando de abertura (que é elétrico e tem alívio de peso na descida). O nome da Chevrolet aparece logo abaixo, em baixo relevo. Pelas imagens, o para-choque parece não ser tão pronunciado como nas rivais, para facilitar o acesso à caçamba, segundo a marca.
Ainda por fora, as versões oferecidas por ora terão algumas diferenças: enquanto a LTZ focará em detalhes de acabamento cromados, a Premier terá os mesmos apliques escurecidos.
Conforme adiantado por flagras, o interior da picape também é exclusivo em relação aos demais modelos da linha. A central multimídia, com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, é destacada do painel e forma um só conjunto com o quadro de instrumentos – este, no entanto, com mostradores analógicos.