Substituto do Fit? Honda City hatch entra em pré-venda com preços do HR-V
Hatch compacto estreia com motor 1.5 aspirado com injeção direta, mas seu preço básico supera os VW Polo e Toyota Yaris mais caros
Enquanto o novo Honda City chega aos primeiros proprietários, a Honda deu início à pré-venda do inédito (pelo menos para os brasileiros) City hatch. Nessa, também os preços das duas versões do hatch compacto. E ele é mais caro até que o Volkswagen Polo.
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O City hatch EXL custa R$ 114.200, enquanto o VW Polo Highline 1.0 TSI custa R$ 112.890 e o novo Toyota Yaris hatch, R$ 112.690. Estes eram os dois hatches compactos mais caros do Brasil até agora. Na verdade, até outro dia esta era a faixa de preço do Honda HR-V LX (que já está esgotado nas lojas).
Ainda é possível ir além com o City hatch Touring, de R$ 122.600 – apenas R$ 500 mais barato que o sedã. Para efeito de comparação, o Honda HR-V EX custa R$ 124.500.
As duas versões têm seis airbags (que o Polo não tem), controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 8”, conexão com Apple Carplay e Android Auto sem fio, partida por botão, chave presencial, rodas de liga leve de 16”, câmera de ré, paddle shifters, sensor crepuscular, DRL em led, piloto automático, bancos em vinil, quadro de instrumentos digital de 7”, sensor de estacionamento traseiro, lane watch (imagem exibida na tela central da câmera instalada no retrovisor esquerdo) e ar-condicionado digital e automático.
O Honda City Touring acrescenta faróis full led, sensor de estacionamento dianteiro e Honda Sensing (piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa com correção da trajetória e farol alto automático e adaptativo).
O motor é o 1.5 16V em versão atualizada, com injeção direta e um incremento de 10 cv. Agora são 126 cv e o torque é de 15,5 kgfm (meros 0,2 kgfm de ganho). O câmbio é sempre CVT com simulação de sete marchas.
Curiosamente, o hatch é mais pesado: são 1.180 kg contra 1.160 kg do sedã. Na prática, porém, a maior diferença para o City sedã é o porta-malas bem menor: são apenas 268 litros contra 519 litros no três volumes.
Esse é um obstáculo e tanto para o City hatch, que acabará herdando alguma parcela de antigos proprietários do Fit. O hatch até tem sistema de organização de cabine semelhante ao do monovolume, que permite levantar o assento para aproveitar o assoalho traseiro – que não é plano no City. Mas o porta-malas do Fit tinha 363 litros, quase 100 litros a mais. Será que ele consegue superar isso?
Ficha técnica do Honda City Hatchback Touring:
Motor:1.5 DOCH VTEC, flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha; injeção direta, 126 cv a 6.200 rpm, 15.8/15,5 kgfm a 4.600 rpm
Câmbio: CVT, sete marchas simuladas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 185/55 R16
Dimensões: comprimento, 434,1 cm; largura, 174,8 cm; altura, 149,8 cm; entre-eixos, 260 cm; peso, 1.180 kg; tanque, 39,5 l; porta-malas, 268 l