Helena Deyama tem a vida marcada pelo pioneirismo. Foi a primeira mulher a disputar o Rally dos Sertões na categoria UTV e a primeira a vencer o campeonato de Rally Cross Country. Além disso, é bicampeã brasileira de Rally Baja UTV, em 2014 e 2016.
Como se tantas conquistas não bastassem, a piloto tem forte presença no Rally dos Sertões – a edição de 2022 marca a sua 18° participação.
Junto com a navegadora Cristina Starling, formam a única dupla feminina a disputar a edição histórica dos Sertões deste ano, que comemora 30 anos de existência e, com um percurso de mais de 7.000 km feito em 15 dias, é considerado o maior Rally do mundo.
“Para mim é uma satisfação imensa participar desse Rally histórico e é mais especial ainda por trazer novamente pro Sertões a equipe MUSA (Mulheres Unidas Sertões Adentro), a qual eu ajudei a idealizar para incentivar a participação de mais mulheres nos Sertões”, conta Deyama.
O que é a MUSA?
O MUSA nasceu em 2020, idealizado por Helena Deyama, Moara Sacilotti e Karina Simões.
Moara Sacilotti é piloto profissional de moto e foi a primeira mulher a disputar o Sertões de motocicleta, em 1998, somando três vezes campeã brasileira de Rally e vice-campeã mundial de Rally 2013. Karina Simões é jornalista, piloto em duas e quatro rodas, e carrega uma vasta experiência em expedições 4×4 na América do Sul. Ela foi a primeira brasileira a se aventurar de moto pela cordilheira do Himalaia.
“É daqueles projetos em que surge uma ideia além do esporte e pessoas que querem fazer a diferença entram com muito combustível para dar certo, usam de suas vozes para incentivar mulheres de todo canto do Brasil, onde quer que estejam, para pilotarem suas vidas!”, diz Helena.
A piloto completa que seu sonho é provocar uma presença feminina ainda maior nos Sertões, além de ter uma equipe 100% feminina.
Participação no Sertões 2022
Durante a nossa entrevista na Vila Sertões em Foz do Iguaçu (PR), dias antes da largada oficial, a piloto mostrou o UTV que pilotará e deixou claro a importância de ter uma equipe muito competente no apoio.
“Eu chamo o meu UTV de monstrinho e ele é um modelo da Can-am que foi completamente adaptado para resistir aos 14 dias de obstáculos na terra.”
O “monstrinho” é um Can-am Maverick X3 com motor com um três-cilindros turbo que rende até 200 cv de potência.
Quanto a equipe, Helena Deyama conta com o apoio da Rally Brasil Racing formada por seis mecânicos, um ajudante geral, chefe de equipe, entre outros. “Sem o apoio de uma equipe competente e focada é impossível concorrer em um Rally do nível dos Sertões”, diz Deyama.