Primeiro buggy da história, Meyers Manx renasce elétrico e tem 205 cv
Com visual praticamente inalterado, o buggy original trocou o trem de força do Fusca por um totalmente elétrico de 205 cv e até 400 km de autonomia
Você pode não saber, mas o primeiro buggy da história foi obra de Bruce Meyers, que com o sucesso do veículo, fundou a Meyers Manx. Quase oitenta anos depois, a empresa irá relançar o modelo original, mas ao invés do tradicional chassi e motor de Fusca, o escalador de dunas terá um novíssimo trem de força elétrico.
O novo conjunto terá um motor elétrico traseiro de 205 cv e 33,14 kgfm com tração sempre traseira, assim como o original. Serão duas opções de baterias, ambas feitas de íons de lítio. A primeira tem capacidade de 20 kWh e pode chegar a 241 km de autonomia.
A outra é maior, tendo 40 kWh e podendo chegar aos 400 km de alcance. Nessa configuração o Meyers Manx 2.0 pode acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 4,5 s. Toda a estrutura é montada em uma plataforma de alumínio que não teve o fornecedor divulgado.
O segredo para a alta autonomia, mesmo com baterias relativamente grandes para o porte do buggy, é o baixo peso. São apenas 680 kg com bateria de 20 kWh e 748 kg na versão com o dobro de capacidade.
Para atualizar o design, mas sem deixar de lado o design clássico, o próprio CEO da Meyers Manx botou a mão na massa. O cargo, atualmente, pertence à Freeman Thomas, famoso designer que já trabalhou no Grupo Volkswagen e assinou projetos importantes como o Audi TT e o Volkswagen New Beetle.
Embora todas as partes, com exceção dos faróis, tenham sido reprojetadas, é possível ver muito do antigo buggy Meyers Manx na sua versão 2.0. É uma proposta diferente da feita pela Volkswagen, que criou uma releitura, também elétrica, para homenagear o buggy original.
No Meyers Manx 2.0, a carroceria continua sendo uma peça única e manteve as curvas e os para-lamas pronunciados. O mesmo ocorre com as rodas à mostra, as barras protetoras nas laterais e a capota removível. O volante segue com o estilo de três raios e os assentos não ganharam encostos de cabeça.
No geral, a traseira é a única parte realmente diferente. Ela ganhou um para-choque e uma peça para proteger o motor, que antes ficava exposto. Ela também ficou ligeiramente mais arredondada e as luzes estão um pouco mais centralizadas.
A Meyers Manx ainda não divulgou os preços do seu buggy 2.0, mas já sabemos que as primeiras 50 unidades, reservadas para compradores que estão envolvidos no desenvolvimento, sairão da linha de produção em 2023 e receberão atualizações OTA para corrigir possíveis falhas.
As vendas para o público geral começarão apenas em 2024 e a apresentação oficial do buggy elétrico deve ocorrer no Monterey Car Week, na Califórnia, que começa no próximo dia 12.