Primeiro furgão de grande porte da Toyota será fabricado pela Stellantis
O modelo inédito será feito com a mesma plataforma do Fiat Ducato e também terá versão elétrica
A Toyota está se preparando para lançar seu primeiro furgão de grande porte. Mas o veículo que poderia ser novidade, porém, pode ser um velho conhecido nosso.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Isso porque o projeto faz parte de uma parceria entre a montadora japonesa e a Stellantis para fabricação de utilitários na Europa. Ou seja, o “inédito” veículo da Toyota será mais uma variação dos furgões Fiat Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer, todos já conhecidos no mercado europeu e brasileiro.
Assim como as suas versões de outras marcas, a van da Toyota também terá uma variante elétrica.
Este será o terceiro utilitário fruto da parceria entre as empresas. O primeiro foi o Toyota ProAce (um Citroën Jumpy), lançado em 2012, que tinha porte médio e era fabricado em Hordain, na França. Em 2019 a família cresceu com uma van de pequeno porte, a Toyota ProAce City (um Citroën Berlingo), fabricada na planta da Stellantis em Vigo, na Espanha. Entretanto, ao contrário desses, a van de porte grande não deverá ter uma versão voltada para o transporte de passageiros.
Se seguir a lógica dos modelos anteriores, que também utilizam plataformas da Stellantis, o novo furgão terá boa parte do seu painel, carroceria e detalhes internos iguais aos irmãos europeus, cuja base origina do Fiat Ducato. Apenas a grade frontal e o para-choque devem receber um desenho levemente alterado, para ficar mais de acordo com a linha visual da Toyota.
Para Carlos Tavares, CEO da Stellantis, o acordo servirá para fortalecer a “liderança da Stellantis na UE30 para LCVs (sigla em inglês para veículo leve comercial) e veículos de baixa emissão” e segue de acordo com o proposto pelo plano estratégico Dare Forward 2030, que visa transformar o conglomerado em um líder mundial, principalmente, em mobilidade sustentável.
O presidente da Toyota Motor Europe, Matt Harrison, diz que o furgão representa “uma adição importante” para a linha de comerciais leves da marca na Europa. Além disso, ele acrescenta dizendo que o novo modelo “será fundamental para as metas de crescimento da Toyota para sua linha geral de LCV, juntamente com a picape Hilux, Proace e Proace City”.