As corridas de rali geralmente contam com veículos de diversas marcas e, para as montadoras, essas competições são uma ótima vitrine para mostrar a capacidade de seus modelos. Mas, às vezes, alguns imprevistos podem gerar o efeito contrário. Foi o que aconteceu com um Toyota RAV4, durante o Ridge Rally Gorman, realizado na Califórnia, Estados Unidos.
De acordo com o site Black Flag, o carro parou de funcionar no meio da competição por causa de seu próprio alarme. O SUV da dupla Ryan Millen e Christina travou de forma repentina. E o defeito no equipamento impediu sua ignição. Com o patrocínio da Toyota, o modelo foi construído para apenas fazer parte de um showroom, ficando exposto nas etapas desses eventos de rali. Porém, a marca japonesa decidiu construir outra unidade para participar efetivamente da prova – e foi esse modelo que parou no rali.
LEIA MAIS:
>> Toyota Prius: o futuro do Corolla passa por aqui
>> Comparativo: Ford Ranger x Chevrolet S10 x Toyota Hilux
>> Comparativo: VW Jetta 1.4 Comfortline x Toyota Corolla XEi 2.0
As mudanças de praxe para um carro de rali derivado de um modelo de rua foram realizadas, como a troca de suspensão e pneus, remoção dos airbags, retirada do volante original e do bloqueio da coluna de direção. Esse último pode ser uma das prováveis causas de o utilitário não ter funcionado, já que o sistema antifurto pode ter entrado em conflito com as alterações feitas na coluna de direção. Isso se deve ao fato de diversos interruptores e sensores serem totalmente integrados, sendo impossível desativá-los apenas pela troca de ECU.