Aproveitando a Prova do Anjo da semana do BBB21, a Fiat divulgou o primeiro episódio da websérie que vai revelar seu novo SUV compacto, por ora chamado de “Progetto Fiat 363“. Ele dará origem ao novo SUV da Fiat, cujo lançamento no Brasil será no último trimestre do ano.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.
O novo vídeo trata do desenvolvimento do design do novo SUV da Fiat e deixa ver alguns de seus detalhes ainda no modelo de argila (clay). As imagens a seguir falam melhor do que palavras.
Nota-se claramente que o novo modelo terá faróis divididos em duas peças, mas seu esquema de luzes pode ser diferente daquele visto na picape Fiat Toro.
Uma metade dos faróis acompanham a linha do capô e ficam em posição bem elevada, como já podia ser notado nos flagras do parceiro Autos Segredos: mulas de testes rodam com faróis full-led na mesma posição.
Mais abaixo, o para-choque terá uma peça plástica simulando um para-choque de impulsão e um enorme vão que é mais do que um nicho para os faróis de neblina. Ali seriam posicionados os faróis de facho alto e as setas, todos em leds.
Também é possível ver as caixas de rodas bem marcadas que certamente terão molduras plásticas, como manda a receita dos modelos aventureiros.
Imagens que captam o modelo de clay por cima revelam vincos curiosos. Um começa nos para-lamas dianteiros e vai até o fim das portas traseiras e outro parece envolver a traseira e vai na direção das portas traseiras. Se for para apostar, é possível que esse vinco delimite as lanternas traseiras, que seriam bem horizontais à moda do conceito Fiat Fastback.
Esta cena e outra que mostra parte do para-brisas e janelas laterais permitem ver como colunas e o teto acompanham o formato do Fiat Argo, quem emprestará a plataforma e muito do interior ao novo carro.
E isso faz todo o sentido. O novo SUV da Fiat mira no Volkswagen Nivus, que é uma versão SUV e com design menos conservador do Volkswagen Polo, um dos concorrentes do Fiat Argo. A diferenciação do SUV 363 estará justamente na frente elevada e na traseira completamente diferente.
Já no hotsite do modelo a Fiat revelou, após votação do público, pedaços do volante que equipará o carro de produção. Os comandos de som e piloto automático são os mesmos vistos na Toro e nos Jeep Compass e Renegade, mas a parte central tem novo design e formato retangular, mais adequado ao formado do novo logotipo da Fiat.
Na verdade, a peça é a mesma do no Jeep Compass 2022 que estreia no Brasil até abril.
A Prova do Anjo dessa semana foi um jogo da memória que destaca alguns detalhes de design do Progetto 363, mas sem que elas sejam reveladas. O vencedor da prova foi o Projota, que ganhou uma Strada Volcano – como a do Longa Duração. Já o campeão dessa edição do BBB levará para casa o novo SUV da Fiat, mas só depois que ele for lançado, o que está previsto para o fim do ano.
Os próximos episódios da série da Fiat tratarão dos temas “Segurança + Robustez”, “Performance” e “Conectividade”. Este último é o mais aguardado, pois diz respeito às funções tecnológicas do Progetto 363, já que o carro deve estrear a parceria entre Fiat e Tim no mundo de Internet das Coisas.
Além do suporte a Android Auto e Apple Carplay, o carro trará chip eSIM embarcado, capaz de centralizar informações e se comunicar, via 4G, com o mundo externo. Ao mesmo tempo, a Amazon oferecerá plataforma para tratamento de dados e assistência ao motorista.
Desse modo, por exemplo, será possível visitar um drive-thru da rede McDonald’s sem nem sequer colocar a mão no bolso, com a cobrança feita diretamente em uma carteira virtual vinculada ao carro e ao motorista. O mesmo deve valer para pedágios, estacionamentos e outros serviços, transformando o SUV em um grande cartão de crédito com rodas, com apoio da operadora Visa.
O Progetto 363 ainda será equipado com câmera frontal, provavelmente destinada a recursos como assistente de estacionamento — além de usos futuros pela parceria com Tim e Amazon, como gravação do percurso no trânsito.
O que esperar do Novo SUV da Fiat – Projeto 363?
Um dos motivos para o lançamento do novo SUV ter ficado para o último trimestre do ano é a grave escassez de matéria-prima na indústria automotiva, principalmente em relação a chips e componentes eletrônicos. No caso do Progetto 363, a situação se torna ainda mais delicada por conta de sua eletrônica embarcada.
Por enquanto, a Fiat monta protótipos do novo carro para testar componentes ainda em desenvolvimento, como os faróis full-led. E muitos destes componentes são importados.
O Fiat 363 também seria responsável por lançar no novo motor 1.0 12V GSE Turbo da família Firefly. Com injeção direta, ele terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm. A transmissão será sempre automática do tipo CVT.
Nesta semana a Fiat detalhou melhor essa nova família de motores turbo e suas tecnologias. Ela ainda inclui o 1.3 16V GSE Turbo com mais de 180 cv e 27 kgfm em sua versão flex.
As versões mais baratas, porém, receberão o motor 1.3 8V Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm combinado ou ao câmbio manual de cinco marchas ou ao também inédito câmbio CVT.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.