Depois do EcoSport, chegou a vez do Ka ganhar o mercado europeu. A informação foi confirmada por Barb Samardzich, diretora de operações da Ford, à agência de notícias Automotive News. “Ele está chegando, é tudo que posso dizer”, afirmou a executiva.
Segundo projeto global desenvolvido pela matriz brasileira, o Ka aproveita a plataforma global “B” (a mesma utilizada pelo New Fiesta) e foi lançado por aqui em 2014. Na Europa, o carro substituirá a atual geração do Ka, baseada na plataforma do Fiat 500 e um subcompacto “de verdade”, como era sua primeira geração.
>> Leia o teste do novo Ford Ka
Samardzich também não confirmou se a Ford vai transferir as linhas de montagem do novo Ka e do EcoSport para a fábrica de Craiova, na Romênia, atualmente responsável pela produção da minivan B-Max. Hoje, o EcoSport vendido na Europa é importado da Índia, onde a Ford já vende e produz o Ka com o nome de Figo.
De acordo com a Automotive News, a Ford afirmou ter feito melhorias “significativas” no projeto brasileiro para adaptá-lo às exigências europeias. A expectativa é que o compacto seja lançado por lá até o final deste ano.