Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quer uma perua? Com fim da Weekend, restam 6, todas acima de R$ 200.000

Após aposentadoria da Fiat Weekend, não há nenhuma opção popular na categoria e Subaru Outback se consolida como perua mais barata do país

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 10 mar 2020, 10h53 - Publicado em 5 mar 2020, 16h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  

    Grande lembra a dos Hyundai
    Grande lembra a dos Hyundai (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Desde que a Fiat Weekend foi aposentada no Brasil, já não resta nenhuma perua nacional à venda. E, pior que isso, não há opções abaixo dos R$ 205.900 – o Subaru Outback é o modelo mais barato da categoria atualmente.

    Para os fãs desses veículos familiares (que ainda não cederam aos SUVs) e não querem levar o modelo japonês, sobram só cinco alternativas: Audi A4 Avant e RS 4, Mini Clubman, Porsche Panamera Sport Turismo e Volvo V60.

    Confira os detalhes de cada “sobrevivente”:

    Audi A4 Avant – R$ 219.990

    Audi A4 Avant 2019

    O modelo atual estreou por aqui em 2016 e deverá ganhar atualizações no visual nos próximos meses, considerando que a reestilização já está disponível nas lojas europeias há quase um ano e ainda não chegou aqui.

    Continua após a publicidade

    A A4 Avant foi a perua (entre as que continuam à venda) mais emplacada em 2019: apenas 252 unidades no acumulado do ano. Para ter ideia, o Porsche 911, que é mais caro e menos prático, vendeu 259 carros no período.

    Audi A4 Avant 2019

    Disponível em apenas uma configuração, o representante da Audi oferece rodas aro 18, faróis full-led, quadro de instrumentos digital, teto solar panorâmico e bancos dianteiros esportivos. Já o motor 2.0 turbo tem 190 cv.

    Audi RS 4 Avant – R$ 546.990

    Audi RS4 Avant 2019 (11)

    Neste caso, vale até uma licença poética, já que o RS 4 é perua por mera coincidência do destino. Independentemente da carroceria, o grande destaque desse modelo é o desempenho esportivo – e descendência do RS2 Avant.

    Continua após a publicidade

    O antigo motor V8 4.2 aspirado foi trocado nesta geração pelo V6 2.9 biturbo com os mesmo 450 cv de potência de antes. Só que o torque saltou de 43,8 kgfm a 61,2 kgfm na mudança. Na pista, chegou aos 100 km/h em 4,2 s.

    Audi RS4 Avant 2019 (13)

    Se considerarmos o modelo independente do A4 Avant (como de fato é tratado pela Audi), ele é praticamente o único sem equivalente de outra carroceria – a exceção é o esportivo Mini John Cooper Works Clubman All4.

    Mini John Cooper Works Clubman All4 – R$ 229.990

    MINI Clubman John Cooper Works JCW

    Talvez por já saber que as peruas representam apenas um nicho do nosso mercado nos dias atuais, a marca decidiu trazer o Clubman somente na opção topo de linha – e mais agressiva ­– com meta de vender só 100 por ano.

    Continua após a publicidade

    Com motor 2.0 turbo de 306 cv de potência e 45,8 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de oito marchas e sistema de tração integral, a marca garante que o (quase) familiar chega aos 100 km/h em apenas 4,9 s.

    MINI Clubman John Cooper Works JCW

    Ainda que não haja tanto espaço interno (o porta-malas, por exemplo, tem 360 litros como o antigo BMW Série 1), a perua oferece itens como teto solar panorâmico e ar-condicionado de duas zonas para agradar toda a família.

    Porsche Panamera Sport Turismo – R$ 508.000

    Impressões: Porsche Panamera Sport Turismo

    Por incrível que pareça, o Panamera Sport Turismo mais barato não é aquele de pior desempenho: se quiser “economizar”, acabará levando o 4 E-Hybrid com motor V6 2.9 biturbo associado a outro elétrico capazes de render 462 cv.

    Continua após a publicidade

    Com pacote de equipamentos e porte praticamente iguais às versões tradicionais, a perua se destaca pela maior capacidade de carga, que salta de 405 l a 520 l, e pelo acesso facilitado ao porta-malas graças à tampa traseira maior.

    Impressões: Porsche Panamera Sport Turismo

    Para quem procura (ainda mais) esportividade, há até a configuração topo de linha – Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, que concorre ao maior nome de carro – com V8 4.0 biturbo em conjunto com elétrico que somam 680 cv.

    Subaru Outback – R$ 205.900

    Grande lembra a dos Hyundai
    Modelo vendido no Brasil ainda é da geração anterior (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O modelo japonês detém o título de perua mais barata à venda no Brasil. Mas é preciso ficar atento: o modelo oferecido nas lojas atualmente foi aquele mostrado há quase seis anos – uma nova geração está à venda lá fora há um ano.

    Continua após a publicidade

    Ainda há bons argumentos a favor do Outback, como o motor de seis cilindros opostos 3.7 com 260 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, sempre aliado ao sistema de tração integral que é uma das principais tradições do fabricante.

    Rack de teto acentua o visual parrudo
    Outback é perua com visual aventureiro (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A lista de equipamentos já vem recheada com ar-condicionado de duas zonas, central multimídia com tela de sete polegadas e teto solar. Por R$ 10.000 a mais, dá até para levar a versão com sistema de condução seminautônoma.

    Volvo V60 – R$ 213.950

    Automóvel V60 T5 Momentum, da Volvo, testado pela revista Quatro Rodas.
    Volvo V60 T5 Momentum: motoristas da marca sueca foram os mais bem avaliados da Inglaterra (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A perua da Volvo detém o título de perua mais barata à venda no Brasil. E se ainda está longe de ser acessível a boa parte dos consumidores, ao menos é mais em conta que o SUV XC60, que parte de R$ 259.950 na opção T8 Momentum.

    Automóvel V60 T5 Momentum, da Volvo, testado pela revista Quatro Rodas.
    Linha descendente do teto garante o visual esportivo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Com a relação custo/benefício jogando a favor do modelo, ele chega bem equipado e também aposta na esportividade como principal aliado na hora de convencer quem estiver interessado, com bom fôlego e posição baixa para dirigir.

    A lista de equipamentos de série já inclui piloto automático adaptativo, alerta de mudança de faixa que atua na direção por conta própria – a velocidades de até 130 km/h – e frenagem automática de emergência em casos de colisão iminente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.