Anunciado nos últimos dias de 2021, o Fiat Uno Ciao é uma série especial de despedida limitada a apenas 250 unidades.
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Isso quer dizer que menos da metade das concessionárias Fiat receberão uma unidade do Uno distintas por teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. Além disso, a serie tem emblemas espalhados pela carroceria, rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e com desenho exclusivo. Tudo que colecionadores e especuladores gostam.
Não bastasse o preço de tabela de R$ 84.990 – já considerando os R$ 14.400 do pacote Ciao e a pintura cinza Silverstone, de R$ 2.060, sobre os R$ 68.490 do preço base –, o Uno Ciao já começou a ser valorizado antes de sair da concessionária.
A concessionária Fiat Rivel, de Blumenau (SC), tem aquele que pode ser o Fiat Uno zero-quilômetro mais caro da história. O folheto do carro listado a R$ 109.990 começou a circular pelas redes sociais e é, de fato, verídico. “Este é o único Uno Ciao de Santa Catarina, até onde sabemos”, disse o vendedor ouvido pela reportagem.
O carro com plaqueta número 234 está em exposição no showroom da loja e ainda não tem interessados, que ainda podem demorar a aparecer. Não é difícil encontrar a série derradeira do Fiat Uno pelo preço de tabela em uma rápida busca em classificados online, pelo menos por enquanto. No máximo, o carro sai por R$ 87.270 em lojas no estado de São Paulo, devido ao ICMS mais alto.
Existe a tendência que valorize, especialmente se for comprado e mantido sem uso, por ser o último Uno de todos. Mesmo quando usados os Fiat Grazie Mille, que marcaram o fim da primeira geração, em 2013, são mais valorizados que os comuns. E não custa lembrar quer foram fabricados 2.000 Grazie Mille, oito vezes mais que o Uno Ciao.
Como é o Uno Ciao?
Em relação ao Uno Attractive convencional, os Uno Ciao ainda têm o logo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa da mala e interior distinto, com revestimento exclusivo nos bancos, apoio de braço para o motorista e faixa central do painel na cor cinza, onde vai a plaqueta que identifica o número da unidade produzida.
De série, tem ar-condicionado, direção hidráulica, rádio com Bluetooth, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros, Isofix, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis e console de teto com espelho. O motor é o 1.0 Fire EVO flex, que o acompanha desde o lançamento desta segunda geração, em 2010, e entrega até 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio é sempre manual de 5 marchas.
Ao todo, foram produzidas 4.379.356 unidades do Fiat Uno ao longo de 37 anos.