R$ 349.990: RAM Classic tem V8 de 400 cv e é mais barata que Hilux GR-S
Picape mais barata da Ram começa a ser vendida no Brasil com o objetivo de peitar as picapes médias topo de linha
Se por enquanto as Ram 1500 e 2500 não têm concorrentes diretas em porte e preço (pois beiram os R$ 500.000), a fabricante norte-americana lança agora a Ram Classic para caçar briga com as picapes médias topo de linha. Afinal, seu preço chega ser até menor: por R$ 349.990, é mais barata que a Toyota Hilux GR-S, que custa R$ 354.790.
A Classic, na verdade, é a Ram 1500 de quarta geração, que estreou em 2008 e por aqui havia saído de linha em 2019, mesmo que sua produção no México tenha continuado. Seu motor, porém, é o mesmo V8 5.7 HEMI de 400 cv da geração atual. É o suficiente para trazer pesadelos para Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, segunda picape mais potente do Brasil com seu V6 3.0 turbodiesel de 257 cv.
O motor V8 da Ram 1500 Classic tem um sistema que ajuda a poupar até 20% de combustível, segundo a RAM. Isso é possível graças ao sistema de desativação de cilindros (MDS), que corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária.
O câmbio é automático de oito marchas TorqueFlite eletrônica e as trocas de podem ser feitas por um botão seletor rotativo no console central. Em teste promovido pela RAM durante a apresentação, conseguimos atingir um 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos.
O que pesa contra a Ram Classic é a falta de equipamentos. Diferente das rivais Hilux e Ranger, ela não traz frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, por exemplo.
Para segurança, há seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e controle de oscilação do reboque. Já os freios a disco, presente nas quatro rodas, fazem bem o seu papel e seguram bem a gigante de 2.553 kg.
Outro ponto negativo é a baixíssima capacidade de carga. Embora a caçamba tenha 1.424 litros, ficando atrás somente da RAM 3500, a Classic pode carregar apenas 531 kg. Isso é menos do que a Fiat Strada, que na configuração de cabine simples, leva até 720 kg.
Por outro lado, se seu serviço precisar de um reboque, a Classic tem força suficiente para dar conta do recado. A picape pode puxar até mais de 3,5 toneladas, mais do que qualquer outra picape média. Ela ainda traz de fábrica preparação para gancho de reboque.
Como uma versão de entrada, a RAM Classic não tem todo o luxo no acabamento igual as picapes mais caras da marca. Poucos materiais são utilizados e o plástico duro é predominante. A central multimídia tem 8,4’’, enquanto na 1500 da quinta geração ela tem 12’’.
O sistema de som é da Alpine com 9 alto-falantes, um subwoofer e 506 watts de potência. O ar-condicionado é automático e tem duas zonas e os bancos são elétricos e tem sistema de aquecimento.
Viajar na segunda fileira não é problema, pois a Classic oferece bom espaço, graças ao entre-eixos de 3,57 m. O problema maior é o assoalho, que não é plano e prejudica o passageiro que vai no meio.
Na parte estética, ela os faróis halógenos e com projetor de dupla função – apenas os DLRs são de LED – estão localizados um pouco abaixo da linha superior da grade. Já o capô musculoso é seu principal destaque e conta com duas entradas de ar falsas para dar um ar mais esportivo.
Na traseira há dois escapamentos, outro traço de esportividade. O nome da marca ocupa quase toda a tampa da caçamba e está escrito em alto relevo. As rodas são de alumínio e tem 20’’.
A Classic já está à venda em duas versões, que se diferenciam pelos detalhes estéticos. A Laramie traz contornos cromados na grade dianteira, para-choque e nos retrovisores e será vendida por R$ 349.990. Enquanto a Night Edition, como o nome sugere, traz os mesmos acabamentos na cor preta e para-choque na cor do veículo. Seu preço é R$ 359.990.
Os opcionais são oferecidos pela Mopar e, entre os destaques, há alargador de para-lama off-road, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate. Em breve a lista vai crescer com itens como estribos automáticos e capota elétrica.
A RAM Classic vem importada do México e até o fim do ano terá 1.000 unidades disponíveis. Porém, a marca já garantiu um aumento de 50% nesse volume em caso de alta demanda.
Ficha técnica – Ram Classic
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 16V, 5.654 cm3; 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4
Suspensão: duplo A (dianteira) / eixo rígido, five-link (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteiro) / disco sólido (traseiro)
Direção: elétrica,
Rodas e pneus: liga leve, 275/60 R20
Dimensões: comprimento, 581,6 cm; largura, 201,7 cm; alt., 197 cm; entre-eixos, 357 cm; peso, 2.553 kg; tanque, 98 l; caçamba, 1.424 l; capacidade de carga, 531 kg