Raio destrói Ford F-150 enquanto versão elétrica Lightning era anunciada
Na semana em que a Ford oficializou nova F-150 Lightning, foi outra situação envolvendo elétrons e a picape que ganhou atenção nos Estados Unidos
É improvável que algum engenheiro de Detroit torça para o Botafogo mas, tal como o alvinegro no futebol, há coisas que só acontecem com a Ford no meio automotivo.
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Da Austrália aos EUA, a empresa de Michigan vem sofrendo com problemas por vezes bizarros e, nesta segunda-feira (10), foi a vez da natureza atrapalhar suas estratégias publicitárias.
Tudo aconteceu porque, enquanto a Ford anunciava a nova variante elétrica da picape F-150, batizada de Lightning (“relâmpago”, em português), uma unidade a combustão do modelo virou notícia ao (acredite) ser atingida por um pedaço de asfalto arremessado por um raio.
A cadeia de eventos começou a ser desenhada ainda no final de abril, quando a imprensa americana revelou o batismo da caminhonete elétrica, revivendo nome usado na virada do milênio em versão de cabine simples e pegada esportiva.
Após o vazamento, a Ford, divulgou, nesta segunda, maiores detalhes do EV, que será apresentado no próximo dia 19 em premiere exibida ao vivo na Times Square, Las Vegas Boulevard e outros 16 locais turísticos.
A montadora garantiu que se trata, inclusive, de modelo mais rápido que as versões V8 da linha Lightning. Fabricadas entre 2001 a 2003, eram picapes que iam de 0 a 100 km/h em menos de 5,5 s e atingiam 227 km/h, graças aos 385 cv de potência e 62,2 kgfm de torque do motor V8 5.4.
A F-150 totalmente elétrica ainda será capaz de “fornecer energia à casa durante um blecaute” (como sua irmã híbrida) e receber, ao estilo Tesla, melhorias de desempenho via internet.
Com tanto investimento, é óbvio que a Ford busca, em cada anúncio, o máximo de atenção da mídia. Mas, seja por ironia ou mera coincidência, outra F-150 “relâmpago” disputou as manchetes, ao se envolver em peculiar acidente quase ao mesmo tempo.
O incidente foi registrado no condado de Walton, Flórida, ainda durante a segunda, quando a caminhonete seguia com dois ocupantes pela Interestadual 10, cuja velocidade máxima beira os 120 km/h.
Chovia bastante no momento em que um relâmpago atingiu o asfalto molhado à frente do veículo, arremessando um pedaço de pavimento do tamanho de uma bola de futebol na direção do automóvel. Impulsionado pela onda de choque criada pelo ar aquecido ao redor da descarga, o bloco atravessou o para-brisas e o vidro traseiro, antes de ficar pelo caminho.
As probabilidades foram gentis ao permitir que a porção de asfalto cruzasse a cabine exatamente entre o passageiro e motorista, que conseguiu parar no acostamento antes de pedir socorro.
É quase impossível calcular a probabilidade de tudo isso acontecer em um só dia, mas a título de noção, as chances de um cidadão americano ser atingido por um raio ao longo da vida, independente do momento, é de 0,006%, ou uma a cada 15.300. O chamado bizarro surpreendeu até socorristas experientes do Corpo de Bombeiros de Walton, ganhando notoriedade em diversos noticiários.
No fim das contas, os azarados tiveram um pouco de alívio e sofreram apenas ferimentos leves. Enquanto isso, a Ford prepara o grande evento no qual apresentará a F-150 Lightning definitiva, que chegará às lojas em 2022. A picape elétrica será fabricada na nova planta de R$ 3,6 bilhões da montadora em Dearborn, Michigan.
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