Rally dos Sertões 2022 chega ao fim com domínio da Hilux e de motos Honda
Picape da Toyota foi representada por quatro dos cinco primeiros carros mais rápidos; Honda dominou três das cinco primeiras posições
O maior rali do mundo chegou ao fim no último sábado (10). Foram percorridos 7.202 km entre Foz do Iguaçu (PR) e Salinópolis (PA), divididos em 14 etapas ao longo de 15 dias, para descobrir os vencedores do Sertões 30 anos.
Antes da chegada, porém, os pilotos precisaram encarar a última etapa do Rally dos Sertões. Com 126 km de trecho cronometrado e mais 226 km de deslocamento final, os competidores chegaram a Salinópolis, no litoral paraense, para encerrar a prova na Praia do Atalaia.
Garantir a resistência física e mental sem perder a velocidade ao longo de duas semanas não foi fácil para nenhum piloto, mas a consistência de pilotos e navegadores garantiu troféus.
Nos carros, a vitória foi da dupla Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio, que venceu 10 das 14 etapas a bordo da Toyota Hilux DKR T1+/MEM. O protótipo fabricado na Bélgica deu trabalho ao piloto na 11ª etapa, quando precisou pilotar a picape sem direção hidráulica por mais de 200 km. A dupla já havia vencido o Sertões em 2019.
Na segunda posição ficou a dupla Marcos Baumgart/Kleber Cincea, a bordo da Toyota Hilux V8 IMA/X Rally, que se despediram desta edição do Sertões vencendo a etapa final.
Nos UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei venceram como resultado de uma participação consistente: estiveram nas primeiras posições em todas as etapas. O vice-campeonato é da dupla Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick/Luppi Racing Team), com cinco vitórias de etapa.
“Muito feliz, sem sombra de dúvida foi uma baita conquista para a equipe, nossos quatro carros no top-10. Agradeço à minha família, a todos que torceram. É incrível ser campeão do maior rally do mundo”, declarou Rodrigo Varela.
Quem venceu nas motos foi Bissinho Zavatti, que fez um rally impecável com sua Honda CRF 450RX que não sofreu qualquer problema ao longo das 14 etapas. A Honda garantiu ainda a dobradinha na geral, com o argentino Martin Duplessis em segundo.
A primeira mulher a encarar o desafio nas motos, Moara Sacilotti (Yamaha WR 450F/Caminhos das Serras) também se tornou a primeira campeã, na categoria Moto Over. Com Laura Lopes, que compete pela Guiana Francesa, na segunda posição.
Classificação final
CARROS
1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 47h45min46
2) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (2)T1F, a 8min14
3) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (3)T1F, a 2h20min47
4) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (4)T1F, a 2h53min39
5) #303 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, Toyota Hilux IMA V8, (5)T1F, a 4h00min43
MOTOS
1) #06 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 52h07min22
2) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (1)MT1, a 20min17
3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, a 23min34
4) #19 Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, a 1h32min58
5) #57 Tiago Fantozzi, KTM 450EXC, (3)MT2, a 1h37min49
UTV
1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 52h37min13
2) #227 Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 5min46
3) #215 Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, Can-Am Maverick, (3)UT1, a 39min46
3) #206 Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo, Polaris RZR Pro R, (4)UT1, a 49min49
5) #207 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (5)UT1, a 52min42