Ram 1500 da geração passada vem ao Brasil de olho nas picapes médias
Enquanto sua picape média não chega ao mercado, Ram aproveita linha antiga e com isenção fiscal para tentar ainda mais sucesso no Brasil
A Ram vive um momento especial no Brasil, vendendo como nunca em um segmento até então ignorado por marcas ainda mais relacionadas a picapes grandes, como a Ford e a Chevrolet. De tão boa a fase, a norte-americana da Stellantis irá oferecer um modelo já datado no mercado nacional, crente do seu sucesso.
Não era grande segredo, mas, em comunicado oficial, a Ram confirmou o lançamento da 1500 Classic no Brasil. Um caso curioso, onde um produto de geração anterior se juntará à sua própria sucessora, a Ram 1500 em sua geração mais recente, vendida no Brasil há dois anos.
Velho não, retrô
A Ram 1500 Classic corresponde à quarta geração da icônica caminhonete e foi apresentada em 2008, ainda sob o guarda-chuvas da Dodge. Desde então, o modelo recebeu melhorias estéticas e tecnológicas, que tornaram o veículo um pouco diferente nos últimos 14 anos. Também houve alterações que levaram o motor V8 5.7 Hemi aos 400 cv e 56,7 kgfm.
Em 2019, a atual geração da picape foi lançada e a Ram decidiu repetir a estratégia da Chevrolet, que costumou vender gerações antigas de suas caminhonetes com o nome “Classic”. Obviamente mais baratas, essas unidades “retrô” servem, nos EUA, tanto para frotistas quanto para tem pouco dinheiro para versões mais novas.
No caso da Ram 1500 Classic, o design também ajuda: o modelo atualmente fabricado no México (a mais nova é feita nos EUA e paga mais imposto) mantém linhas mais tradicionais da marca, com destaque para os faróis bem grandes que dão à dianteira uma pose “zangada” que se foi na quinta geração.
Dado o acordo que isenta veículos mexicanos de impostos de importação, a Ram poderá oferecer a 1500 a preços ainda mais competitivos, incomodando picapes médias de outras marcas enquanto não lança sua própria opção para o segmento.
Além do motor 5.7 a gasolina, a Ram 1500 Classic será oferecida com câmbio automático de oito marchas, tração 4×4 e reduzida. Com 5,8 m de comprimento, a picape grande segue o gosto do norte-americano, que valoriza mais a capacidade de reboque do que a de carga. Desse modo, sua caçamba leva apenas 537 kg, ao passo que o modelo é capaz de rebocar cerca de 4,5 toneladas.
A Stellantis não detalhou prazo de lançamento e valores da Ram 1500 Classic. Entretanto, considerando que o modelo clássico custa cerca de 75% de uma 1500 Rebel de quinta geração, é possível especular preço na casa de R$ 350.000.