Ram 1500 RHO tem motor 3.0 biturbo para honrar o legado da TRX
Nova picape esportiva da Ram é substituta da TRX e a mais nova rival da Ford F-150 Raptor por um preço mais baixo e ótimo desempenho
A Ram 1500 TRX combinava seu tamanho monstruoso com uma potência colossal, que chegou aos 711 cv na série que marcou seu fim de produção. Para não deixar um buraco em sua linha de modelos e permitir que a Ford F-150 Raptor domine o segmento de picapes esportivas, surge agora a Ram 1500 RHO.
A diferença mais significativa para os puristas está no motor. Em vez do antigo V8, a 1500 RHO usa o novo seis cilindros 3.0 biturbo Hurricane, que produz 540 cv e 71,92 kgfm, sempre com câmbio automático de 8 marchas e tração integral. Não é tão potente, mas ainda é veloz: pode ir de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem uma velocidade máxima limitada em 190 km/h.
Para ser rápida também no off-road, a picape tem suspensão com braços superiores e inferiores exclusivos feitos de alumínio forjado. Eles são mais longos que os usuais, permitindo um deslocamento maior da roda.
Além disso, a picape atualizou as molas e suspensão traseira foi revisada, com novos pontos de ancoragem para permitir 35,6 cm de deslocamento do seu eixo rígido, que ainda tem diferencial de travamento eletrônico e amortecedor com reservatório externo Bilstein Black Hawk e2.
O modelo também possui Launch Control e um seletor de modo de direção com configurações Auto, Tow, Mud/Sand, Rock, Snow, Sport, Baja, Custom e Valet.
No visual, a Ram RHO chama a atenção pela carroceria 20,3 cm mais larga do que na Ram 1500 padrão. A grade frontal é exclusiva, mas quem rouba a atenção é capô exclusivo, com tomada de ar com leds dentro. Há, ainda, para-choques de aço, placas de proteção sob o carro e ganchos de reboque .
As mudanças seguem na traseira, com lanternas separadas e para-choque escurecido e sistema de escape exclusivo. Para exaltar o poderio off-road da picape, rodas de 18 polegadas com pneus de 35 polegadas. O modelo também se beneficia da sua distância do solo, que fica na casa dos 30 cm.
A cabine da Ram 1500 RHO tem boas diferenças frente às versões padrão, como o seletor de câmbio no console, um novo conjunto de botões para controlar seus sistemas esportivos, borboletas para trocas sequenciais e o logotipo da versão.
Em termos de tecnologia, tem quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 12 polegadas e sistema de som com dez alto-falantes.
Mas, para os compradores que desejam mais luxo, o pacote RHO Equipment Group adiciona limpadores com sensor de chuva, central de 14,5 polegadas e bancos dianteiros e traseiros aquecidos e ventilados.
Outros destaques também incluem acabamento em fibra de carbono, espelho retrovisor digital, carregadores duplos por indução e um sistema de som premium com 19 alto-falantes.
A Ram 1500 RHO 2025 chegará ainda este ano às concessionárias dos EUA, com preços partindo de US$ 69.995 (R$ 361.500). Nada mal, considerando que a TRX custava cerca de US$ 96.340 (R$ 500.000). A nova picape também é mais barata que sua rival F-150, que hoje parte dos US$ 78.330 (R$ 405.000).