Ram 3500 é a picape mais luxuosa do Brasil, mas passa dos R$ 500.000
Picape também tem a maior capacidade de carga e de reboque, e é a mais potente movida a diesel do país, com motor 6.7 litros de 377 cv
Há quase um ano, adiantamos que a RAM planejava trazer a sua maior picape ao Brasil. A confirmação da chegada da 3500 só chegou oficialmente, porém, no fim de janeiro. E agora, nesta quinta-feira (24), o modelo chega às lojas.
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A Ram 3500 chega com o título de picape mais luxuosa e cara do país, em três versões: a Laramie, que inclui uma variante chamada de Night Edition, e a topo de linha Limited Longhorn.
Veja os preços:
RAM 3500 Laramie: R$ 484.990
RAM 3500 Laramie Night Edition: R$ 509.990
RAM 3500 Limited Longhorn: R$ 529.990
O que é a RAM 3500?
Trata-se da picape topo de linha da marca no mundo, e é a primeira vez que será vendida no Brasil. Traz como diferencial a maior capacidade de carga e reboque, e é a picape a diesel mais potente do Brasil. Ela só perde em potência da irmã menor, a 1500, equipada com motor V8 que rende 400 cv, mas que é movida somente a gasolina.
Porém a 3500 não pode ser considerada a maior picape do país, já que tem as mesmas dimensões que a 2500. A diferença fica, realmente, para a capacidade de carga.
O conjunto mecânico é o mesmo da 2500. Um Cummins 6.7 litros a diesel com 377 cv e 117,2 kgfm, portanto, 12 cv e 17,2 mkgf a mais do que na 2500. A transmissão é automática de seis marchas e a alavanca fica atrás do volante.
A expectativa era de que ela fosse equipada com o mesmo motor, mas com ajuste mais apimentado, rendendo até 425 cv de potência e 148,6 kgfm de torque. Porém, a marca preferiu chegar com uma opção mais mansa, o que não tira seu título de picape a diesel mais potente do país.
Design
A Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas aro 18 exclusivas, e pela opção de pintura bicolor, com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e a porção inferior, incluindo arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas, em Marrom Walnut.
A grade vai além da estética e possui aletas internas que se movimentam automaticamente para reduzir o arrasto aerodinâmico e, consequente, diminuir o consumo de combustível.
A versão topo de linha oferece ainda os faróis full LED matriciais direcionais que, segundo a marca, auxiliam na visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.
Um atributo visual que tornará a tarefa de reconhecimento das 3500 mais fácil são as “cab lights”, luzes de LED instaladas no teto, típicas das grandalhonas picapes americanas.
Dimensões e capacidade
São mais de 2 metros de altura, 2,12 metros de largura e mais de 6 metros de comprimento. Mas, o que torna a 3500 inigualável, são suas capacidades de carga e de reboque. A picape é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg – dá para levar duas 3500, que pesam 3.600 kg cada, mais uma Fiat Toro Volcano, que pesa 1.670 kg.
Por comparação, a RAM 2500 pode carregar até 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos).
Tanta capacidade é fruto da boa combinação do motor Cummins e toda sua força, do chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência, e da suspensão traseira de feixe de molas, mais adequada para aguentar mais peso.
A caçamba tem capacidade de 1.628 litros e ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.
Há a opção de instalar na caçamba a entrada para reboque de trailers do tipo quinta roda ou gooseneck. E também são opcionais as gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Por outro lado, a RAM 3500 chega ao Brasil sem a opção de rodado duplo na traseira.
Cabine luxuosa
Basta abrir a porta e o estribo elétrico é revelado (de série na Longhorn e na Night Edition). O painel é praticamente todo revestido em couro e há partes em madeira legítima, também com texturas no painel e no console central.
O couro tem costuras contrastantes e reveste os bancos, parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção inferior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.
Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no quadro de instrumento digital de 7 polegadas. Até os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais, com o emblema da versão e desenhos em alto relevo com temática country.
Há aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, aquecimento dos bancos traseiros laterais e aquecimento no volante. Os pedais possuem ajustes elétricos, assim como os bancos dianteiros, com de 10 posições e duas memórias para o motorista.
E quando o assunto é porta objetos, a 3500 conta com dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão.
Tecnologia embarcada
A boa vida a bordo é completada por uma central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones, e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes, subwoofer de 10” e cancelamento ativo de ruídos externos. Com tanta tecnologia ficou só faltando o carregador de celular por indução, que já está presente na RAM 1500.
Todas as versões têm câmera 360°, que facilita as manobras com a picape de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer.
Completam a lista de equipamentos as 9 portas USB (sendo 4 do tipo C) espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas, além de duas tomadas de 115v de padrão norte americano.
Há ainda outros itens de destaque, que estão disponíveis apenas nas duas versões mais caras, como: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa.
Ela defende bem a fama de luxuosa, a que mais carrega e também a mais potente a diesel, mas também vai fazer jus à fama de picape mais cara do Brasil. Afinal, duas de suas versões ultrapassam meio milhão de reais.
As unidades importadas dos EUA começam a chegar ainda esse mês nas concessionárias e os clientes que estão na fila da 2500 que terão prioridade na compra. Afinal, já são dez meses de fila de espera para irmã “menor”. Nada garante, porém, que a 3500 também não seguirá esse mesmo caminho, afinal, atributos não lhe faltam para o sucesso.
Ficha Técnica
Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 6 cil., 16V, 6.690 cm³, 377 cv a 2.800 rpm, 117,2 kgfm a 1.700 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant) Feixe de molas (tras)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 275/70 R18
Peso: 3.600 kg
Dimensões: comprimento, 606,6 cm; largura, 212 cm; altura, 203 cm; entre-eixos, 378,5 cm; capacidade de carga, 1752 kg; volume da caçamba, 1628 litros