“RAM chinesa” tem motor de Frontier e é mais barata que uma Fiat Toro
Apesar da inspiração nas grandes, a ZX Weishi 1949 tem porte e motorização de picapes médias
As grandalhonas RAM e a Ford F-150 são as maiores “inspirações” dos chineses quando o assunto é picape. E aconteceu mais uma vez. Agora, a “influência” apareceu na chinesa ZX Weishi 1949, da Zhongxing Auto. Apesar de não corresponder à realidade, o modelo é tratado pela marca como “a primeira picape grande da China”.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
A ZX Weishi 1949 (o número corresponde ao ano de fundação da oficina Baoding, de onde surgiu a Zhongxing) ficará imediatamente acima da já conhecida ZX Terralord, apesar de utilizar a mesma base da “irmã” menor.
No visual, a novidade tem claras referências à RAM 2500, como os para-choques, a enorme grade e o capô. O aplique cromado na ponta do capô tem linhas praticamente idênticas às da picape americana. Os faróis são semelhantes aos da F-150 de duas gerações atrás, lá pelos idos de 2010, com formato irregular.
De lado, a ZX Weishi também nos faz lembrar da Ford, especialmente de sua versão extrema Raptor, pela composição de rodas e pneus, além dos adesivos que sugerem agressividade. Na traseira, mais referências da F-150, como o aplique plástico central. As lanternas, por sua vez, têm formato e desenho genérico.
Durante a apresentação aos chineses, segundo o site local Autohome, a marca não permitiu que os jornalistas fotografassem o interior da picape – mas abriu uma brecha para que imagens fossem feitas pelo vidro. A solução acaba revelando que até o interior da ZX tem inspiração americana, com largo console central, grande central multimídia e saídas de ar em destaque.
Vivendo de aparências
Apesar do jeitão de picape grande, que até pode enganar pelas fotos, tudo não passa de truques visuais. Isso porque a chinesa tem 5,39 metros de comprimento, 2,05 m de largura e 1,97 m de altura, porte próximo de uma Ford Ranger, que tem 5,35 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,82 de altura. Números bem distantes dos mais de 6 metros de comprimento e 2 metros de altura da RAM 2500.
Além disso, as motorizações disponíveis também ficam longe das picapes grandes – aqui, nada de seis ou oito cilindros. A ZX Weishi é equipada com o mesmo motor 2.3 turbodiesel da Nissan Frontier, que entrega 165 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Como é possível ver na imagem do interior, o câmbio é manual, com seis marchas. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Há ainda uma segunda opção mecânica, formada por um motor 2.0 turbo de 197 cv e 36,7 kgfm, e um câmbio automático de oito marchas. Para todas as versões, a tração da picape é traseira de série – a integral é oferecida como opcional.
Em conversão direta, sem adição de impostos ou considerar padrões locais, a ZX Weishi custará, na China, mais barato do que uma Fiat Toro no Brasil. Por lá, ela terá preços entre R$ 140.000 e R$ 189.000. Aqui, uma Toro não custa menos de R$ 127.890, mas pode passar dos R$ 200.000 na versão topo de linha, Ultra.